Carnaval 2013: blocos homenageiam mulheres, idosos e usuários do CAPS

0
1237

Mais de 70 blocos, antigos e novos, vão desfilar nas ruas de Maricá no Carnaval deste ano. Alguns dos blocos estreantes são formados por servidores públicos, que organizaram bateria, providenciaram abadás e irão às ruas às vésperas da folia de Momo, no melhor espírito carnavalesco.

“Sou, mas quem não é!?”, formado pelos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), tem na reinserção social o seu mote. A marchinha, cujo título dá nome ao bloco, foi composta pelos usuários Salvador Costa dos Santos e Nanci Costa da Motta e vai animar o desfile do grupo, que se concentra amanhã (01/02) na sede do CAPS (rua Clímaco Pereira, 241) – numa grande confraternização entre a equipe do centro, usuários e suas famílias). O desfile, que terá acompanhamento de carro de som e de uma banda de crianças, começa às 14h e segue em direção ao centro da cidade, com o seguinte percurso: ruas Clímaco Pereira, Domício da Gama (até o Bazar Ribeiro), Avenida N.Sª do Amparo (onde o trânsito estará desviado), com destino à Praça Orlando de Barros Pimentel. O bloco tem um abadá em parceria com a Secretaria de Cultura, e as camisas foram confeccionadas pelos próprios usuários.

Já o bloco “O Direito é seu” concentrará às 18h do dia 7/2, na Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo), saindo às 19h pela Rua Ribeiro de Almeida, e se dispersando na Praça Orlando de Barros Pimentel. A bateria do GRES Gaviões de Itaipuaçu vai garantir a alegria do novo bloco.

Cidadania

“Amanhã você será eu”, bloco da Secretaria de Políticas para o Idoso, traz a proposta da cidadania, do respeito ao idoso e da integração entre as pessoas de diferentes idades. Formado por participantes do grupo Alegria de Viver, da Casa da 1ª à 3ª Idade, e demais setores da secretaria, concentrará no dia 8/02, às 18h, na Praça Orlando de Barros Pimentel, dando início ao Carnaval na cidade. O samba-enredo é de autoria de ‘Seu Tuninho’, um dos usuários do projeto. A banda e trio elétrico ficam a cargo do compositor e cantor Amarildo Moreno.

O bloco “Mulheres que Podem” é composto por servidores da Subsecretaria de Políticas da Mulher e por membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, mas é aberto a todos que quiserem participar. O bloco traz o tema do poder da mulher no atual contexto social, suas reivindicações e direitos. A autoria da marcha que puxa o bloco é de Dalva Alves e a bateria é composta só de mulheres. O bloco concentra às 18h do dia 9/02, na Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo), e sai pela Rua Ribeiro de Almeida, com destino à Praça Orlando de Barros Pimentel. Serão distribuídos abadás aos participantes.