Transporte escolar de Maricá terá novo roteiro e reforço de cinco ônibus para cobrir toda a cidade

Frota será reforçada nos próximos meses.

Anúncio foi feito em reunião realizada nesta terça-feira com diretores de escolas; metas do Ideb e ampliação do ensino integral também foram discutidos

A secretaria de Educação de Maricá promoveu nesta terça-feira (29/01) um encontro entre a nova equipe técnica do órgão e os diretores das 52 escolas da rede municipal. A reunião ocorreu no bairro do Condado e marcou o reinício das atividades letivas de 2013, cujo primeiro dia de trabalho nas unidades será nesta sexta-feira (01/2).

O encontro foi aberto pela secretária Marta Quinan, que apresentou sua equipe de trabalho e aproveitou para anunciar novidades para o ano letivo. A principal delas é é a criação de um novo roteiro para o transporte escolar municipal que, segundo a secretária, vai cobrir toda a extensão do município, entre Jaconé e Itaipuaçu, com o reforço, em breve, de cinco novos ônibus.

“Temos atualmente onze Kombis e oito ônibus do projeto Caminho da Escola, e devemos receber outros cinco coletivos nos próximos três meses. Isso nos permitirá estabelecer um trajeto que cubra todo o município”, afirmou Marta, ressaltando que aguarda a chegada dos novos veículos para divulgar o roteiro completo.

Durante o encontro também foram debatidas as metas do setor de Educação para 2013. Entre elas está o Programa Municipal de Escolas de Tempo Integral (Prometi), que vai ampliar este serviço para turmas da Educação Infantil ao 5º ano. Outra meta deste ano é melhorar o desempenho no índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Para isso, o governo pretende investir ainda mais nos alunos e nos profissionais da rede municipal. Primeiro, enviando um projeto de lei à Câmara dos Vereadores instituindo uma gratificação por desempenho, que seria equivalente a um 14º salário. Em seguida, implementando, ainda este ano, o projeto “professor de família”, no qual docentes ministram aulas de reforço escolar para alunos com dificuldade de aprendizado. Adaptada de uma política pública existente em Cuba, o projeto prevê a contratação de professores temporários para atuarem em regiões distintas, em núcleos que serão criados.

Homenagem ao professor José Carlos de Almeida e Silva

Marta Quinan anunciou também que a nova creche municipal do bairro Bosque Fundo, construída em parceria com o Governo Federal através do projeto Pró-Infância, vai ter o nome de Centro Municipal de Educação Infantil Professor José Carlos de Almeida e Silva, em homenagem ao decano da educação maricaense falecido há pouco mais de um mês. O nome da outra creche erguida no bairro Marinelândia ainda será definido.

Um novo evento para reunir os professores da rede está previsto para a próxima semana. As aulas dos cerca de 16 mil alunos começam no próximo dia 18, após o Carnaval.