Defesa Civil de Maricá apresenta ‘Plano de Contingência’ para associações de moradores

Defesa Civil apresenta Plano de Contingência para associações de moradores.

Representantes de diversos bairros de Maricá participaram no último sábado, dia 12/01, de um encontro com integrantes da Defesa Civil municipal para a apresentação do Plano de Contingência, elaborado pela entidade com o intuito de preparar a cidade para situações de emergência, principalmente em áreas de risco.

No encontro, o subsecretário municipal de Defesa Civil, Coronel Jorge Braga, destacou a importância da reunião para divulgar as ações da entidade e a necessidade de criação de diálogo com os moradores e demais órgãos que formam o governo. "Não podemos ficar fechados em nossos escritórios. Temos que buscar parcerias que nos apontem onde estão os problemas e que nos ajudem em caso de emergência”, explicou o coronel, acrescentando que, em Maricá, a Defesa Civil está num processo de reestruturação, que passa por reforço de equipamentos e contratação de novos funcionários. “Recebemos novos carros, nadadeiras, uniformes e equipamentos de salvatagem e também contratamos seis novos funcionários concursados para nos ajudar a fazer um trabalho de excelência”, destacou o subsecretário. Ao todo, 70 agentes de Defesa Civil atuam em diversas frentes de trabalho, como busca e salvamento marítimo, captura de animais de grande porte e de abelhas, poda de árvores, dentre outros serviços.

O coordenador jurídico da Defesa Civil, Fábio Sérgio, explicou que no Plano de Contingência estão traçados os pontos de atuação de diversas esferas da administração do município para garantir o atendimento conjunto e rápido em caso de crise. “Não precisamos esperar acontecer. Temos que nos planejar e estudar a melhor forma para evitar uma catástrofe. Temos que contar com o apoio das secretarias municipais de Educação, Saúde, Obras, Assistência Social e Comunicação, por exemplo. Ao primeiro sinal de alarme, poderemos dar início às ações coordenadas com as secretarias, Corpo de Bombeiros, Estado e União”, frisou.

O coordenador destacou também a criação de NUDEC´s (Núcleos de Defesa Civil), preconizada pela lei federal 12.608, como essencial para o trabalho preventivo junto às comunidades. “Em Maricá, serão implantados esses núcleos em cada bairro ou associação de moradores. Eles serão formados por voluntários que passarão informações preventivas para a Defesa Civil. Teremos em todas as regiões os porta-vozes da comunidade. Os núcleos funcionarão como ponto de apoio pré-determinados para que, em casos de emergência, todos saibam para onde devem ir”, ressaltou Fábio, acrescentando que serão realizados cursos de capacitação para que essas lideranças locais saibam como agir em casos de emergência ou calamidade pública sem entrar em pânico. O primeiro curso será realizado em Inoã, em data e local a serem definidos.

A Defesa Civil aproveitou a reunião e distribuiu folhetos informativos com as principais ações da entidade. Presente ao encontro, a vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Anna Maria Carvalho Quintanilha, elogiou a oportunidade que esses encontros dão à população de ampliar o diálogo com o poder público. “A reunião foi excelente. Estamos muito satisfeitos com as ações apresentadas e dispostos a colaborar para que possamos solucionar os problemas de Maricá, principalmente no que diz respeito às áreas de risco”, destacou a vice-presidente.