Prefeitura de Maricá apoia festival de samba

Inscrições abertas para a edição "Samba" do Festival Nova Música Brasileira.

Vencedor ganhará prêmio em dinheiro e gravação de duas músicas

Uma oportunidade única para artistas da cidade mostrarem seu talento. Estão abertas as inscrições, até o dia 03/02, para o Festival Nova Música Brasileira (NMB) – Edição Samba, realizado pela Agência Biruta Ideias Mirabolantes e que conta com apoio da Prefeitura de Maricá. O concurso será realizado simultaneamente em 20 cidades fluminenses e busca revelar novos talentos. O vencedor ganhará um prêmio em dinheiro e terá a honra de cantar na festa de encerramento do festival, no Rio de Janeiro, ao lado de uma atração consagrada da música brasileira. Além disso, terá a chance de gravar duas músicas em estúdio.

O NMB Samba resgata a tradição dos antigos festivais populares na década de 60 e 70, que revelaram ou consolidaram grandes compositores e intérpretes da música popular brasileira, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Segundo a produtora da empresa Biruta Ideias Mirabolantes, Marcelle Monnier, o objetivo do festival é promover os novos talentos e proporcionar o encontro de artistas iniciantes com profissionais do mercado musical, como produtores, empresários, gravadoras e músicos consagrados.

Lançado em 2011, o festival chega a sua 4ª edição e, pela primeira vez, rompe as barreiras da capital – permitindo a integração das regiões Norte Fluminense, Noroeste, Baixadas Litorâneas e Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro.

As 20 cidades participantes estão divididas em quatro grupos. No grupo 1, além de Maricá estão Araruama, Itaboraí, São Gonçalo e Saquarema. Participarão do grupo 2 artistas de Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Itaperuna, Quissamã e São João da Barra. No grupo 3 estão São João de Meriti, Duque de Caxias, Belford Roxo, Magé e Nova Iguaçu e, pelo grupo 4, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Macaé, São Pedro da Aldeia e Rio das Ostras.

Inscrições para o Festival
Os interessados em participar do festival devem se inscrever na Casa de Cultura até o dia 03 de fevereiro, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, pela fanpage do Nova Música Brasileira (http://www.facebook.com/novamusicabrasileira) e pelo e-mail contato@novamusicabrasileira.com.br.

Na primeira fase do festival, que será realizado no dia 05 de fevereiro, a partir das 18h, na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, 10 bandas de samba de Maricá irão se apresentar para o público e para os jurados do festival. A audição do projeto será realizada no palco do ônibus itinerante do projeto e cada candidato terá de 15 a 20 minutos para as apresentações. Os artistas poderão interpretar músicas inéditas ou versões próprias para canções de outros cantores e compositores.

A equipe de curadores e produtores musicais, indicados pela organização do projeto, irão escolher, no dia das apresentações, o vencedor que irá representar a cidade de Maricá na segunda fase – a "Grande Final da Região 1", que será realizada no dia 09 de fevereiro, em São Gonçalo, em horário e local a serem divulgados. As demais regiões polos (Campos dos Goytacazes, São João de Meriti e Arraial do Cabo) também farão a escolha de seus artistas.

Na terceira fase, os vencedores de cada região irão disputar com os ganhadores dos demais grupos e dois serão escolhidos por voto popular (os fãs de cada banda poderão votar por meio da fanpage do festival NMB no facebook) e também pelos curadores. É importante ressaltar que o voto popular terá o dobro da pontuação dos jurados – o que reforça a interação com o público e o caráter popular do evento. Os dois finalistas vão participar da festa de encerramento, no dia 30 de março.

Para o secretário municipal de Cultura de Maricá, Sérgio Mesquita, o projeto é de grande relevância por oferecer aos músicos locais a oportunidade de divulgarem seus trabalhos e de levar o nome da cidade para outros municípios. “É muito interessante possibilitar a divulgação das produções de nossos artistas e garantir o intercâmbio dos músicos com os de outras cidades”, explicou o secretário.