Grupos afro realizam 14ª edição da lavagem da escadaria

Evento religioso é realizado há 14 anos em Maricá para pedir ajuda aos orixás - Foto: Clarildo Menezes

Mais de 130 participantes de grupos ligados às religiões afro-brasileiras participaram da 14ª edição da lavagem da escadaria da Igreja Nossa Senhora do Amparo, em Maricá, no último sábado (12/01). O evento tradicional, organizado pela Fonte de Orientação Religiosa das Matrizes Africanas (Forma), com apoio da prefeitura, reuniu templos religiosos de candomblé e umbanda da cidade. Somente do templo de Pai Jorge de Ogum, do bairro Cordeirinho, participaram 40 pessoas. Esta edição de Maricá também contou com a participação do Pai Manduga, dirigente de Umbanda em Maricá há 75 anos, e da Mãe Ana de Oxum, do bairro Caju, além de grupos afros do Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo.

Há 14 anos a ação de lavagem da escadaria acontece em Maricá. Este é o terceiro maior evento no Brasil, ficando somente atrás da famosa lavagem da Igreja do Bonfim, em Salvador (BA), que ocorre há 120 anos, e da Igreja São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, há 20 anos.

De acordo com o presidente da Forma e idealizador do evento, Antônio Jonas Chagas Marreiros (babalorixá Jonas de Jagun, o Liminha de Maricá), a lavagem deste ano foi revestida de um caráter especial, sendo um pedido aos orixás para minimizar o sofrimento das vítimas das enchentes de Xerém, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Os grupos afros fizeram uma procissão da Praça da Bandeira, no Centro, até à Avenida Nossa Senhora do Amparo, também na região central, onde fica a paróquia. Antes da celebração de limpar a escada da igreja, foi realizado um minuto de silêncio em homenagem aos mortos. Após a lavagem, os participantes se confraternizaram no anfiteatro da Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, com cânticos para os orixás e guias de umbanda.

A prefeitura cedeu o espaço do anfiteatro e montou o som para realização do evento na praça, além de dar apoio durante a procissão com guardas municipais. A 14ª edição da lavagem da escadaria contou com apoio das secretarias municipais de Cultura, Turismo, Educação, Direitos Humanos, Assuntos Religiosos e Segurança, além do Grupo de Atores de Maricá (GAM).

Cadastramento

Na edição deste ano, a Forma cadastrou 120 grupos afros do município. Segundo Liminha de Maricá, a instituição está fazendo o recadastramento dos templos religiosos de candomblé e umbanda do município. “Queremos traçar um perfil de quantos terreiros existem na cidade e quais projetos sociais são realizados”, destaca o presidente da Forma. Mais informações pelos telefones 2634-1837 e 7126-3090 (Liminha). A sede da instituição fica na Rua Eliete Rocha Santos, 137, no Bairro da Amizade, em Maricá.