Abertas inscrições para concurso de Rei Momo e Rainha do Carnaval de Maricá

O prefeito Quaquá e a primeira-dama acompanharam a festa, que elegeu o rei, a rainha e as princesas do Carnaval

Estão abertas as inscrições para a eleição da Corte do Carnaval Maricaense de 2013, realizada pela prefeitura, por intermédio da secretaria Municipal de Turismo e Lazer, que vai eleger o Rei Momo, Rainha e Princesa da maior festa popular da cidade. Samba no pé, comunicação com o público, simpatia e beleza são os principais requisitos do concurso que vai premiar com R$ 2 mil os vencedores da categoria Rei Momo e Rainha e com R$ 1 mil a categoria Princesa.

Para a subsecretária municipal de Turismo e Lazer, Lezirée Figueiredo, a iniciativa tem o objetivo de manter a tradição e valorizar os grandes símbolos do Carnaval. Segundo ela, há alguns pré-requisitos necessários para participar dessa eleição: ser brasileiro nato ou naturalizado; residir em Maricá; ter idade mínima de 18 anos e não ser funcionário público municipal (nem concursado e nem comissionado).

Inscrições
As inscrições seguem até o dia 23 de janeiro ou até que sejam preenchidas as 10 vagas para a disputa de Rei Momo e 15 para o posto de Rainha. Os interessados devem comparecer pessoalmente a sede da secretaria municipal de Turismo e Lazer, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O endereço é Praça Conselheiro Macedo Soares, s/nº – Centro. Para outras informações, basta ligar para o número (21) 3731-5094.

No ato da inscrição devem ser apresentados os seguintes documentos: cópia de documento de Identidade ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação); de um comprovante de residência (conta de luz, água, telefone ou contrato de aluguel) no próprio nome do candidato ou no nome do pai/mãe; do CPF (Cadastro de Pessoa Física); do PIS/PASEP ou NIT (Número de Identificação do Trabalhador) e da Certidão Negativa da Receita Federal. Esses três últimos documentos necessários para efetuar o pagamento da premiação, em caso de eleito.

Concurso e Premiação
Os candidatos que preencherem os requisitos exigidos antes do preenchimento do número de vagas disponíveis serão convocados para a eleição da Corte do Carnaval Maricaense de 2013, que vai ser realizada no dia 26/01, a partir das 21h, na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro da cidade.
Haverá uma comissão julgadora composta por cinco membros, que irão julgar os candidatos. Com notas de cinco a dez, os jurados irão avaliar dois quesitos: comunicação (o candidato deverá fazer uma apresentação pessoal e falar sobre o carnaval de Maricá) e apresentação de samba(durante cinco minutos, o candidato deverá executar passos de samba).

Para esse julgamento, os candidatos deverão se apresentar em traje fantasia; sendo a feminina composta de biquíni e sandália de salto alto.

Os vencedores serão os que obtiverem o maior número de pontos. Para a categoria Rei Momo, haverá um prêmio de R$ 2.000,00 para o primeiro colocado. Já na categoria Rainha, serão distribuídos prêmios para os dois primeiros lugares: R$2.000,00 para a vencedora da categoria e R$ 1.000,00 para a Princesa do Carnaval, com a segunda maior nota.

O resultado será apresentado oficialmente no mesmo dia da eleição e os prêmios serão pagos pela prefeitura após o Carnaval.