Folia de Reis no primeiro “Sob o Céu e Sob o Sol” do ano

Primeiro "Sob o Céu, Sob o Sol" do ano será na sexta-feira, Dia de Reis.

A secretaria municipal de Turismo, em parceira com a secretaria de Cultura, realiza uma edição especial do Projeto “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”, com duas apresentações na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro da cidade, nesta sexta-feira (04/01).

Na primeira apresentação, às 18h, como tradição do projeto que oferece gratuitamente atividades culturais e de lazer para a população, haverá show de voz e violão de Raul Palmeira, com o melhor da MPB. Durante o evento, o "Trem Bão" (trenzinho turístico) oferecerá passeios a preços populares pelas principais ruas do Centro e as crianças poderão se divertir na cama elástica e no tobogã.

Em seguida, às 20h, comemorando a Folia dos Reis – que segundo a tradição cristã marca a visita dos três Reis Magos ao recém-nascido Jesus Cristo, encerrando assim os festejos natalinos –  haverá a apresentação do Grupo Boi dos Cajueiros, idealizado pelo artista Nélio Torres, que celebra o Cavalo Marinho da Paraíba. Inspirado nas características do Boi de Reis da Paraíba, do Bumba-Meu-Boi do Maranhão, de Pernambuco, do Rio de Janeiro e do Boi de Mamão de Santa Catarina, o Grupo Boi dos Cajueiros atua desde 2005 apresentando o trabalho musical e teatral do artista, sobre a história do país.

Segundo Nélio, o grupo fala sobre a importância de se manter viva a nossa tradição. “O Boi é bem atual, pois mesmo nas sociedades urbanas representa a síntese do espectro de nosso ambiente, que ainda não aprendeu a conviver com os animais que nos rodeiam”, destacou o artista. Nascido em João Pessoa, Nélio lançou, ao longo da carreira, seis CD´s apresentando suas composições.

O grupo já se apresentou em diversos locais do país, como o I Encontro das Culturas, na Baía da Traição (PB), em 2007; na Feira de São Cristóvão (no Rio), em 2008; no IV Encontro Mestres do Mundo e III Seminário Nacional de Culturas Populares, em Juazeiro do Norte (CE), e no Seminário Nacional da Cultura dos Bois no Recife (PE), dentre outros.

O subsecretário municipal de Turismo, Élson Ribeiro, considera o evento como uma excelente oportunidade para divulgar esse tipo de manifestação folclórica tão presente em nossa história. “É uma forma de resgatarmos parte de nossa identidade cultural e repassarmos para as crianças e jovens esse tipo de festejo popular”, explicou o subsecretário, acrescentando que em caso de chuva, o evento será cancelado.