Centro Educacional Joana Benedicta Rangel forma primeira turma em edificações

A hora de jogar o capelo para o alto certamente é um dos momentos mais emocionantes em uma formatura. Na última terça-feira (18/12), a Quadra Poliesportiva Matheus Martins Rodrigues, no Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel, foi tomada pela emoção durante a cerimônia de entrega dos diplomas para os formandos nos cursos de formação Geral e de Técnico Profissional em Edificações.

Representando a secretária municipal de Educação, Marta Quinan, a subsecretária de Gabinete, Mariane Mary da Fonseca, falou da importância do evento. “A cerimônia de hoje foi também para celebrar o resgate do curso técnico no Joana. Estamos trabalhando para trazer muitos outros”, afirmou.

Nos cursos profissionalizantes, o centro formou sua primeira turma com 35 estudantes. Aos 51 anos, Carlos Ribeiro saiu da festa de encerramento com a sensação de dever cumprido. “Foi muito bom. O curso abre grandes possibilidades, temos um mercado em expansão”, comentou. Formada aos 18 anos, Caroline Santos ainda era muito pequena quando a última turma de Edificações recebeu seu diploma.

Segundo a diretora do Centro Educacional Joana Benedicta Rangel, Adriana Mataruna, resgatar os cursos profissionais sempre foi um dos objetivos do prefeito Washington Quaquá. “Atingimos nossa meta que foi de qualificar profissionalmente os alunos em Maricá. Sinto-me de alma lavada por fazer parte desta história de sucesso na vida de cada um dos alunos aqui hoje”, destacou.

O ritual de passagem da vida acadêmica para a profissional marcou também o término do curso de formação geral. Adriana comentou ser aquela a penúltima turma a se formar no Joana, e acrescenta: “Embora o curso capacite para a vida, não direciona para uma profissão específica. Vamos oferecer outros cursos de especialização”.

Representantes dos alunos fizeram discursos emocionados. Lembraram momentos marcantes durante os quatro anos. A emoção aumentou quando exibiram um vídeo produzido por eles dos vários momentos do curso.