Cursos do CRAS Inoã formam mais uma turma

A secretária Laura Vieira leu uma mensagem de agradecimento

O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), unidade Inoã, formou nesta segunda-feira (17/12), mais uma turma dos seus cursos e oficinas. O evento aconteceu na Associação de Moradores de Inoã – AMI – onde funciona uma unidade do CRAS Itinerante. Foram formados cerca de 70 alunos nos cursos de MDF (Professora Angelina), Pintura e Tecido (Mestre Dico), Tricô e Crochê (Professora Margareth), Corte de Cabelo (Professora Ester), e Manicure (Professora Eliza).

A coordenadora do CRAS Inoã, Michelle Carvalho abriu o evento com um agradecimento à participação efetiva dos alunos e pela presença de todos ao evento. Em seguida, passou a palavra à secretária municipal de Assistência Social, Laura Maria Vieira da Costa, que leu a “Prece de Natal”, mensagem de incentivo à esperança. “Esta vitória é de todos. Estamos aqui para fazer o melhor. Muitos trabalham com meses de antecedência para montar estas oficinas, assim como os alunos que chegam até o fim e recebem seu certificado. Alguns já estão trabalhando com as técnicas que aprenderam e aumentando o rendimento familiar”, declarou, reiterando o apoio recebido do prefeito Washington Quaquá.

A mensagem das “quatro velas” também foi apresentada para os formandos. Segundo o texto, quando as chamas das três primeiras se apagam (Paz, Fé, Amor), a última (Esperança), as reacende com a sua, por meio de uma criança. Michelle Carvalho então informou aos alunos que o “reacender as velas” era o reinício da nova vida que estavam iniciando. “Receber um certificado não é o fim, mas o início de uma carreira. Vocês conquistaram uma vitória hoje, por terem perseverado”, afirmou Michelle, agradecendo também o esforço de sua equipe.

Geração de renda

O evento contou ainda com outras atividades. Arley Mello, vinculado ao programa Minha Casa, Minha Vida, distribuiu folhetos e deu orientações sobre como se cadastrar para ter acesso a uma casa própria. Também foi realizado um sorteio, onde um aluno de cada curso do CRAS recebeu uma lembrança de Natal, entregue por um coordenador ou professor de curso. As alunas de Pintura em Tecido e Tricô e Crochê, Ivone Vieira e Gláucia Maria de Jesus, adiantaram que já estão agregando renda ao orçamento doméstico com os panos de prato pintados à mão e os bordados que confeccionam. “Vendemos em nossa igreja e na comunidade. Nesta época, a saída dos produtos é muito boa”, declararam. As mesas estavam decoradas com motivos de Natal e produtos das oficinas. Ao final, um lanche de confraternização foi servido.