Prefeitura forma segunda turma de professores capacitados no método Braille

Fechar os olhos por alguns minutos e tentar realizar alguma atividade certamente vai impor dificuldades, especialmente na locomoção. O exercício é fundamental para entender um pouco do cotidiano daqueles que perderam a visão ou nasceram sem ela.  Nesta quinta-feira (13/12), Dia Nacional do Cego, a prefeitura lembra a data destacando importantes ações institucionais em favor da inclusão social, entre elas a conclusão da capacitação da segunda turma de professores da rede pública no método Braille. São 14 professores agora habilitados pelo sistema de leitura por meio do tato, criado pelo francês Louis Braille em 1827.

O curso, com 80 horas de aula, foi ministrado no Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel pelo orientador pedagógico Jorge Frederico dos Santos, e o encerramento será na próxima quinta-feira (20/12), às 18h, na Casa Digital (Praça Orlando de Barros Pimentel, Centro).

Formado em pedagogia e com pós-graduação, Jorge nasceu cego e, aos 58 anos, ainda enfrenta muitas dificuldades devido à deficiência. “O curso serve para mostrar aos professores o dia-a-dia de um cego, como são discriminados e o descaso que sofrem por não poderem ver”, afirma. Jorge tem matrícula na prefeitura desde 1988, mas apenas no atual governo conseguiu desenvolver seu projeto de capacitação. “Sou grato ao prefeito e à secretaria de Educação por me permitir multiplicar o conhecimento do método Braille. Nossa luta é para formar novos profissionais com esta capacidade”, destacou.

Realizado pela Coordenação de Educação Inclusiva, vinculado à secretaria, o projeto tem superado as expectativas dos educadores. Professora da Escola Municipal Marcus Vinicius Santana, no Bairro da Amizade, Luciana Viana ficou encantada com o curso. "Como educadores temos que nos capacitar para todos os desafios. hoje me sinto mais preparada para lidar com um aluno com esta deficiência", avaliou. Os professores que quiserem maiores informações sobre o curso de Braille devem entrar em contato com a secretaria municipal de Educação pelo telefone 2637-8817, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.