Escolas apresentam seus projetos do Mais Educação

Várias escolas municipais participantes do programa Mais Educação reuniram-se na Praça Ana Ferreira, Barra de Maricá, na manhã desta quinta-feira (13.12) para apresentar seus projetos. A Escola João da Silva Bezerra foi a anfitriã do evento, que contou com a participação da banda de tambores do Instituto Estadual de Educação Clélia Nancy, do município de São Gonçalo, que tocou, entre outras músicas, “Asa Branca” – em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga.

O Coordenador do "Mais Educação", Rodrigo Moura, falou da importância do programa para valorização das potencialidades dos alunos. “O Mais Educação vem revelando talentos como o do karateca Geovany Bicalho, que aos 14 anos é o atual campeão Sul/Sudeste de kata pela Confederação Brasileira de Karate Interestilos (CBKI)”. Além do Geovany, estudante da Escola Municipal CAIC Elomir Silva, em São José de Imbassaí, o Mais Educação revelou também a Banda de Tambores da Escola Municipal Darcy Ribeiro, em Inoã, que realizou apresentações em várias cidades do Estado do Rio de Janeiro.

Segundo Rodrigo, onze escolas do município participam do projeto. No ano passado eram apenas cinco e em 2013 a intenção é elevar para 30 as unidades escolares envolvidas. “O Mais Educação é um programa indutor de políticas públicas para construção da educação integral”, ressaltou.

A diretora da Escola João Bezerra, Simone Reis, falou da importância do Mais Educação para o aprendizado do aluno. “Com o projeto, eles ficam mais tempo na escola e podemos identificar a aptidão de cada um”, afirmou. Os estudantes do João Bezerra realizaram apresentações circenses, de grupos de dança, além da apresentação da Banda de Tambores de Ouro e da Banda Juvenil, que tocou canções da Rita Lee, Cazuza e Cássia Eller. Os estudantes mostraram ainda o resultado de trabalhos de matemática e ciências realizados durante o semestre.

As escolas Lucio Tomé Feteira (Cordeirinho), Marcus Vinicius Santana (Bairro da Amizade), Maurício Antunes de Carvalho (Saco das Flores), Darcy Ribeiro (Inoã) e Antonio Lopes da Fontoura (Itapeba) fizeram apresentações de teatro, dança, capoeira, percurssão e Kung Fu. Os alunos também se divertiram a bordo do Trem Bão, que circulou pelas ruas próximas à praça onde o evento foi realizado.