Maricá inaugura Casa Abrigo no dia 7

O município de Maricá inaugura na próxima sexta-feira (7/12), às 14h, a Casa Abrigo Monteiro Lobato, a primeira do município. Uma equipe formada por um psicólogo, um assistente social e dois casais de pais sociais darão suporte ao trabalho na Casa.

O projeto é da secretaria municipal de Direitos Humanos e abrigará crianças e adolescentes de zero a 17 anos e 11 meses, vítimas de violência doméstica. É exigência do Ministério Público e da Vara da Infância e Juventude que todos os municípios possuam uma instituição nos moldes da casa abrigo para menores de idade que tenham vivido episódios de violência.

Reintegração

O objetivo não é receber menores infratores, mas sim crianças que sofreram maus-tratos ou que estão em situação de risco. A secretária municipal de Direitos Humanos, Sylvia Cantuária, informou que 13 crianças de Maricá já estão inscritas – nove delas serão trazidas de outras cidades, que as havia acolhido enquanto Maricá concluía a implementação da sua casa abrigo. Elas continuarão recebendo assistência especializada. A instituição é uma alternativa de socialização para posterior reintegração à família.

“Na Casa Abrigo, os pais sociais cuidam das crianças como se fossem seus filhos, levando-as à escola, ajudando nas lições, atribuindo tarefas, como uma verdadeira família. Nos finais de semana, haverá sempre um psicólogo de plantão, para o caso de recebimento de uma nova criança. No espaço, serão oferecidos cursos, oficinas e passeios. A família será convidada também a participar de reuniões com psicólogos do setor. Todos esses passos serão dados visando à reintegração da criança a sua própria família, antes de uma possível adoção”, completou.