Creche Estrelinha do Amanhã apresenta exposição de seus "artistas mirins’

Eles ainda não são artistas renomados, mas, se depender das iniciativas da Prefeitura de Maricá, por meio da secretaria de Educação, os “aluninhos” da Creche Municipal Estrelinha do Amanhã chegarão lá. Brincadeiras à parte, a instituição realizou no último sábado (1/12) a abertura da exposição que encerra o projeto “A Primavera nas Artes Visuais”, que teve como foco principal a estação das flores, além de temas relacionados à arte. A mostra reúne trabalhos feitos pelos pequenos com a ajuda do corpo docente da creche.

Segundo a diretora da escola, Maura Jaguary, “a arte deve sempre fazer parte do universo infantil, pois é uma porta aberta para que os pequenos desenvolvam sua criatividade, sensibilidade e imaginação”. Os trabalhos envolveram uma releitura de obras de pintores como Pablo Picasso, Romero Britto, Pierre-Auguste Renoir e Vincent Van Gogh e coloriram o espaço. Segundo a coordenadora de Educação Infantil, Sônia Freire, propostas de trabalho como estas são muito importantes para o desenvolvimento infantil. “Pensamos que além do prazer proporcionado durante as atividades, as crianças levarão essas maravilhosas experiências para toda vida”, declarou a coordenadora.

As atividades tiveram início no mês de setembro, com a aplicação de técnicas artísticas como desenho soprado, pintura esponjada e técnica de gotejamento, entre outras. Para se inspirar e vivenciar mais de perto o universo artístico, toda a equipe pedagógica da escola participou da exposição “Com olhos de Criança”, organizada pela Creche UFF, que possui 15 anos de existência. O corpo pedagógico pode assim avaliar e destacar o papel fundamental da imaginação nesta etapa do desenvolvimento infantil. As professoras da Creche Estrelinhas do Amanhã ficaram tão satisfeitas com a parceria que querem estabelecer um laço para futuras capacitações. “O objetivo da parceria e deste projeto foi oferecer às nossas professoras possibilidades de organização de atividades pedagógicas dinâmicas, para incrementar o processo educacional” enfatizou a orientadora pedagógica da escola, Maria Célia Moreira. Segundo a professora Simone Miranda, foram utilizados materiais como argila, sucatas, barro e areia da praia para que os pequenos pudessem confeccionar seus trabalhos.