Maricá conquista a Itália

No seminário, o empresário Angelo Punzi, o prefeito Washington Quaquá e o representante da embaixada do Brasil, Luiz Fernando Machado

O prefeito Washington Quaquá conclui neste sábado (01/12), em Roma, uma bem-sucedida missão oficial de seis dias na Itália. O prefeito iniciou suas atividades realizando na última segunda-feira (26/11), na Embaixada do Brasil em Roma, uma conferência para 80 empresários italianos de diversos segmentos. A conferência versou sobre o grande potencial de investimentos do município de Maricá, tanto quanto suas imensas belezas naturais e o interesse do empresariado se traduziu no fato de o auditório da embaixada brasileira ter ficado completamente lotado. A palestra do prefeito contou com tradução simultânea.

O prefeito ficou impressionado com a reação dos europeus. "A conferência me surpreendeu pela quantidade, qualidade e entusiasmo dos empresários que nos ouviram. Praticamente todos me procuraram para reafirmar o interesse em investir em Maricá", afirmou Washington Quaquá. Além de Quaquá, que respondeu a várias perguntas feitas pela plateia, compuseram a mesa o vereador e representante da prefeitura de Roma, Marco Ciclari, o diretor para as Américas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Cláudio Pádua, o secretário geral da embaixada brasileira, Luiz Fernando Machado e o advogado e professor universitário italiano Paulo Carboni.

A missão, organizada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Lourival Casula, não se encerrou com a apresentação. Nos dias seguintes, o prefeito participou de mais de uma dezena de reuniões com grupos interessados em investir no Brasil e, em especial, em Maricá. "Em Roma, e depois em Milão, tive uma agenda muito pesada, muitas vezes sem conseguir almoçar. Mas tivemos uma série de reuniões com empresários que saíram desses encontros já programando os investimentos na cidade", revelou.

Um futuro de transformações

Dentre as conquistas estão a instalação de uma indústria de produção de painéis captadores de energia solar (placas fotovoltaicas), de uma indústria de lixo e resíduos orgânicos em energia elétrica, um condomínio industrial e empresarial, a instalação de um polo da UniNetuno (universidade internacional de ensino à distância da Itália, trazendo desde já cursos técnicos de gastronomia, moda, turismo e construção náutica de barcos esportivos, além de cursos superiores a serem definidos no Brasil), a instalação de um polo de indústria náutica de barcos esportivos em Ponta Negra, entre outras iniciativas. Diversos empresários também agendaram visitas a Maricá já nos meses de dezembro e janeiro para aprofundar as possibilidades de investimento na cidade.

Washington Quaquá também aproveitou para conhecer os famosíssimos bondes e VLTs de Milão, cuja empresa foi  responsável também pela implantação desse tipo de transporte na Flórida (EUA). O prefeito estuda, em parceria com o prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves, a criação de uma linha ligando Charitas, em Niterói, a Ponta Negra, em Maricá.