Inscrições para 535 vagas no ProJovem Trabalhador encerram dia 15

Abertas vagas de cursos do ProJovem Trabalhador.

Inscrições para 535 vagas no ProJovem Trabalhador encerram dia 15

Estão abertas até o dia 15 de dezembro as inscrições para os cursos gratuitos do ProJovem Trabalhador em Maricá – programa de qualificação do governo federal, realizado em parceria com a prefeitura, destinado a jovens de 18 a 29 anos que sejam alunos da rede pública, estejam desempregados ou em situação de vulnerabilidade social. Há, ainda disponíveis, 535 vagas para qualificação, nas áreas de: Administração (51 vagas); Beleza e Estética (200); Construção e Reparos (230) e Turismo (54).

Com início no dia 14 de janeiro, os cursos têm duração de seis meses e 350h de carga horária total, sendo 100 delas voltadas para um currículo comum que inclui noções de inclusão digital, cidadania e ética, educação ambiental, segurança do trabalho e empreendedorismo.

As aulas acontecerão em Inoã, Itaipuaçu, Centro, Ponta Negra, São José do Imbassaí e Barra de Maricá. Os alunos receberão bolsa-auxílio de R$ 600, divididos em seis parcelas de R$ 100, além de alimentação, transporte e material didático.

A formação no ProJovem é uma oportunidade para quem já concluiu o ensino médio e busca uma formação técnica ou ainda não decidiu que carreira seguir, mas quer se preparar para os primeiros desafios do mercado de trabalho.

A secretária municipal de Trabalho, Patrícia Villela, considera o programa uma excelente oportunidade para os jovens que buscam o primeiro emprego ou uma qualificação profissional. “É um excelente momento. Maricá passou anos como uma cidade-dormitório e agora surgem ofertas de trabalho com a construção civil e comércio, além do Polo Naval de Jaconé, que vai gerar 13 mil empregos. Isso trará impactos no perfil da mão de obra no município, além de movimentar a economia e melhorar a autoestima de trabalhadores e de toda a população”, frisa.

Quem já participou do curso endossa os benefícios do programa. É o caso de Gleisiane Rouças da Silva, de 21 anos. Moradora de Inoã, ela participou do programa em 2010 e concluiu o curso de Administração em janeiro de 2011. Em agosto do ano passado, a estudante iniciou uma faculdade de Contabilidade e conta como o ProJovem foi importante na sua formação profissional. “Os cursos têm uma ótima base técnica. Agora vou me preparar para os concursos públicos na área administrativa”, afirma Gleisiane.

Mas ela terá que conciliar os estudos com o trabalho, já que conseguiu uma vaga para trabalhar numa empresa contratada pela prefeitura para executar justamente os novos cursos do ProJovem na cidade. Gleisiane vai atuar no setor administrativo e será responsável, junto com outras duas profissionais, por cuidar de toda a documentação dos novos inscritos no programa, além de dar suporte à instituição e aos alunos no período das aulas. “Comecei a planejar o meu futuro quando iniciei o curso no ProJovem, em 2010. Quero continuar crescendo profissionalmente e estou muito feliz com esta oportunidade”, declarou.

As inscrições podem ser feitas na sede da prefeitura (Rua Álvares de Castro, 346, 2º andar, Centro), das 9h30 às 16h, e no posto do Sine (Rua Domício da Gama, 391, Centro), das 9h às 15h30. Os documentos necessários (originais e cópias) são RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, declaração escolar, duas fotos 3×4, carteira de trabalho e certificado de reservista (homens). Mais informações pelo telefone 2637-2052, ramal 312.