Inoã: mais pavimentação, área de lazer e rede de água avança

Beneficiado com melhorias nos dois últimos anos, o bairro de Inoã terá mais uma via pavimentada. Situada na parte antiga da localidade, a Rua da Esperança (antiga Rua 5) fica na parte inicial da área conhecida como Chácaras de Inoã e já havia recebido o trabalho de drenagem. A Avenida B, no mesmo local, também integra o planejamento de pavimentação.

Na Rua da Esperança, os meios-fios estão instalados e, além do asfalto, a via deverá receber a nova rede de abastecimento de água – que passa pela rua Caio Figueiredo, a principal da região. Esta e as ruas Dois e Francisco Thomás da Silva tiveram a rede implantada pela Cedae nas últimas duas semanas.  De acordo com a Secretaria de Projetos Especiais, mais de 70% dos tubos já foram assentados no bairro e em Itaipuaçu. Além disso, dois grandes reservatórios estão em construção na região.

A nova área de lazer fica na comunidade Fernando Mendes e já está sendo utilizada pela população, principalmente pelas crianças. A área, de 2.200 metros quadrados, fica na rua que dá nome à localidade e dispõe, a exemplo de outras da cidade, de quadra poliesportiva, mesas para jogos, brinquedos para crianças e aparelhos de ginástica para a terceira idade, além de arborização e nova iluminação. O projeto é da Secretaria de Assuntos Federativos de Maricá e teve o custo de R$ 813,5 mil.

Intervenções

As melhorias integram uma série de ações que, desde 2010, mudaram a paisagem de Inoã. À construção do calçadão na área comercial, ao longo do km 14, seguiram-se a inauguração da Casa da Criança de Inoã, a reforma das escolas municipais Darcy Ribeiro e Aniceto Dias, a implantação de uma nova creche do programa federal Pró Infância e a própria instalação da Unidade de Pronto Atendimento UPA 24h.

O bairro também virou o foco de novos e importantes negócios, tanto que já sedia o Inoã Center – Shopping Center que trouxe para Maricá marcas âncora como as Lojas Americanas e a rede de fast food árabe Habib’s. Próximo dali, foi lançado o condomínio Terras Alpha Maricá, já em construção. Com a grife do grupo Alphaville, de São Paulo, o empreendimento trará para Inoã um novo público, ampliando a movimentação.