Obras em avenida interditam trânsito na saída de Maricá

As obras de duplicação da ponte sobre o rio Ludegero, que cruza a Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa (no trecho próximo ao Colégio Santa Mônica), entraram numa nova etapa e provocaram uma alteração no trânsito na saída de Maricá nesta terça-feira (06/11). O trecho entre o rio Mumbuca e a ponte foi interditado durante todo o dia para a colocação de um bate-estaca sob a estrutura, trabalho realizado por técnicos da empresa Premag Sistemas de Construções Ltda., mesma empresa responsável pelas pontes da Barra de Maricá e da Mumbuca.

O trânsito para quem deixa a cidade foi desviado pela Avenida Beira Rio, no Parque da Cidade, onde o motorista tem a opção de seguir até a rodovia RJ-106 ou acessar o bairro pelas ruas das Gralhas ou Ayrton Senna.  A intervenção foi interrompida por volta das 14h e o trecho fechado da Avenida Francisco Sabino da Costa foi imediatamente liberado aos carros, mas deverá ser reiniciado na manhã desta quarta-feira (07/11). Enquanto isso, apenas os motoristas que tiverem de deixar ou buscar os filhos na escola poderão passar pelo isolamento montado pela Secretaria de Transportes.

A pista da avenida será alargada no trecho da ponte em ambos os lados, que passarão a ter 4,55 metros a mais cada um. As primeiras fundações nas margens do rio Ludegero começaram no dia 4 de outubro. De acordo com a equipe, serão colocadas estruturas pré-moldadas que vão dar sustentação às novas faixas de rolamento, fixadas sobre as chamadas ‘estacas-raiz’ de aproximadamente 15 metros de profundidade. O prazo previsto para conclusão dos trabalhos é 120 dias. O custo da obra é de R$ 509 mil, e está sendo realizada com recursos próprios da prefeitura.

Segundo com o secretário municipal de Ambiente e Urbanismo, Celso Cabral, a obra é o primeiro passo de uma intervenção que vai dar maior fluidez à avenida, criando uma segunda faixa em toda a via. Esta segunda etapa, no entanto ainda está em fase de elaboração de projeto, de acordo com o secretário.