Turma completa curso de armação

0
758

A terça-feira (30/10) foi o último dia de aula para os alunos do curso de armador realizado através do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural), em parceria com a Prefeitura Municipal de Maricá. Com carga horária de 4 horas diárias, totalizando 20 horas semanais, a turma foi formada por 18 alunos. Todos aprenderam  técnicas de montagem de armadura de aço, além de assimilarem questões de segurança do trabalho, meio ambiente, de saúde e terem desenvolvida a competência pessoal.

Instrutor do curso, Paulo Roberto Mendonça, destacou a importância das aulas práticas no Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel, que deixou os alunos preparados para o trabalho em qualquer canteiro de obras. “Estão todos prontos para enfrentar um mercado muito promissor. A turma correspondeu às expectativas, todos foram muito aplicados, interessados e certamente serão ótimos profissionais”, concluiu. O momento do curso é oportuno: o município está em expansão econômica, com a implantação de diversos empreendimentos de vulto, entre eles o Polo Naval de Jaconé. Só ali, a expectativa é a geração de 13 mil empregos, entre diretos e indiretos.

Os alunos elogiaram as aulas. Para Alice Costa de Sá, 29 anos, que completa este ano o curso de edificações no Joana Benedicta Rangel, foi uma experiência importantíssima. “Nós nos aprofundamos nos assuntos, pudemos ver todos os detalhes”, comentou.

Nova turma começa segunda-feira

Na próxima segunda-feira (05/11) outros 20 estudantes começam uma nova turma. Segundo Paulo Roberto, os novos alunos devem estar preparados para colocar a “mão na massa”. “Este curso tem muitas aulas práticas, justamente para mostrar o dia-a-dia de um canteiro de obras”, afirma. O curso de qualificação profissional é uma parceria entre o Senai-RJ, Prominp, Comperj e Prefeitura Municipal de Maricá, através da Secretaria de Educação. Além de armador, existe capacitação nas áreas de pintor, pedreiro e carpinteiro.