
Um balanço da subsecretaria municipal de Energia e Iluminação Pública de Maricá mostra que 4.600 novas luminárias foram instaladas em diversas ruas do município este ano. A prefeitura investiu R$ 6 milhões para aumentar a segurança e beneficiar milhares de moradores. No total, são 26.744 lâmpadas nas vias públicas da cidade.
De acordo com a subsecretaria, os locais mais críticos que receberam a nova iluminação (peças metálicas de multivapor de 150 watts de potência, que emitem luz branca) foram Estrada dos Cajueiros, avenidas Um, Gilberto de Carvalho e Itaocaia, em Itaipuaçu; Estrada de Bambuí e Rua 27 (Bambuí); Rua 107 (Cordeirinho); ruas Antônio Eduardo e Abreu Sodré, no bairro Mumbuca; Estrada Real e Avenida Guarujá (São José do Imbassaí); Farol de Ponta Negra, além de vias de Itapeba, Ubatiba e Araçatiba.
Dentro do total de 4.600 novas luminárias a prefeitura também reforçou a iluminação na Estrada de Cassorotiba (Spar); Rua Professor Cardoso de Menezes, conhecida como Rua Um, em Itaipuaçu; ruas 29 e 30, em Guaratiba; Centro de Inoã; Praça Orlando de Barros Pimentel e Rua Álvares de Castro, no Centro, entre outras vias.
Além das novas lâmpadas, a subsecretaria faz a manutenção por mês de 1.000 pontos da rede de iluminação pública, já que em muitos locais o material instalado em gestões anteriores não era adequado e apresenta desgaste por conta da corrosão marinha. A prefeitura trabalha com um caminhão – adquirido em 2010 com recursos da Contribuição para o Sistema de Iluminação Pública (Cosip) – e uma equipe e contratou, por licitação, uma empresa que dispõe de dois caminhões e quatro equipes (quatro eletricistas e quatro motoristas).
O serviço é realizado em dois turnos (6h às 15h e das 14h às 22h) de segunda a sexta-feira. A subsecretaria fica na Rua Álvares de Castro, 394, Centro. O serviço também pode ser solicitado ao ligar gratuitamente para o telefone 0800 0380704.