Acessos à ponte da Mumbuca recebem sinalização horizontal e urbanização

Equipes da Secretaria de Obras finalizam a calçada que terá rampa para deficientes

Após um período de testes de fluidez do trânsito, a secretaria municipal de Transportes consolidou o esquema montado após a abertura da ponte da Mumbuca, ocorrida em setembro. Operários da secretaria municipal de Obras implantaram na noite desta quarta-feira (17/10) a sinalização horizontal para distinguir ambos os sentidos da ponte e seu entorno.

Do leito do elevado até o início da Rua Joaquim dos Santos foram colocados segregadores (ou “tachões”) dotados de refletores (os chamados “olhos de gato”), que facilitam a visualização noturna. Nesta via e também nas ruas Comandante Homero Queiroz da Silva (até a altura da Rua M) e  Abreu Sodré (na esquina com a Rua 22 de Novembro), do outro lado da ponte, foram pintadas faixas contínuas – indicadoras de proibição de ultrapassagem – próximas aos pontos de maior movimento.

A equipe ainda finaliza a construção da calçada que, além de servir de passagem para pedestres, vai definir o trajeto dos veículos que entram na cidade pela Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa. A faixa de concreto feita com peças de meio-fio começa na cabeceira da ponte e vai até o centro do leito da Rua Joaquim Mendes, no espaço antes demarcado por cones. No lado da rua haverá uma rampa de acesso para pessoas com deficiência.

Ainda de acordo com a secretaria de Obras, a área lateral da cabeceira da ponte – no lado do Centro – vai abrigar também um bicicletário, para moradores da Mumbuca que optarem por estacionar suas bicicletas e seguir dali caminhando.

Para o secretário de Transportes, Rony Peterson Dias, a eficácia do sistema implantado com a abertura da ponte ficou comprovada. “Há mais de um mês não registramos mais os congestionamentos de antes, por termos acabado com os cruzamentos que causavam retenções”, avaliou. “Teremos ainda outras mudanças que vão garantir que essa mobilidade continue e melhore”, acrescentou o secretário.

Sinalização

Além das ruas do entorno da ponte da Mumbuca, a secretaria de Transportes iniciou também entre a noite de quarta e a manhã desta quinta-feira (18/10) um amplo trabalho de sinalização em diversas ruas do Centro. A primeira a receber a pintura com faixa contínua foi a Domício da Gama, no trecho entre o Hospital Municipal Conde Modesto Leal e a altura da Rua Athayde Parreira.

Outra mudança implementada, com sucesso, no trânsito da área foi a proibição do estacionamento no trecho da Rua Barão de Inoã, entre as esquinas das ruas Prefeito Hilário da Costa e Silva e Senador Macedo Soares. A secretaria informou que uma marcação de sentidos semelhante à instalada na ponte da Mumbuca também facilitará a preferência do motorista entre a Barão de Inoã e a Senador Macedo Soares. Quem quiser acessar a ponte da Mumbuca vindo pela Rua Domício da Gama deverá passar pela Rua Athayde Parreiras, onde fica a 82ª DP, e retornar para pegar a ponte a partir da Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa. A Rua Barão de Inoã está com mão única até a Rua Antônio Vieira Sobrinho, na altura da praça do skate.