CRAS faz Outubro Rosa no Parque Nanci

0
769

Com o objetivo de sensibilizar as mulheres sobre a importância do exame de toque para se prevenir contra o câncer de mama, a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de São José do Imbassaí promoveu, na tarde desta terça-feira (16.10), uma ação no Parque Nanci, dentro do movimento “Outubro Rosa”.  O evento, com material informativo e distribuição de preservativos, aconteceu no restaurante Varandão, e é fruto da parceria com a Associação de Moradores do Parque Nanci e com a Assembleia de Deus do Retiro. O CRAS é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. 

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 52 mil pessoas, entre homens e mulheres, deverão morrer vítimas da doença só este ano no Brasil. Se detectado no início, mais de 90% dos casos têm cura. A partir dos 40 anos, recomenda-se fazer o exame clínico das mamas regularmente, para que o médico possa detectar alguma anormalidade. Já a partir dos 50, a mamografia deve fazer parte da rotina das mulheres a cada dois anos.

Um estilo de vida saudável é outro fator de prevenção importante: alimentação saudável, prática de atividades físicas, não fumar e não abusar de bebidas alcoólicas são tão fundamentais quanto a ida regular ao médico. O movimento “Outubro Rosa” começou nos Estados Unidos, na década de 90, e logo chegou a outros países, incluindo o Brasil, onde Estados e municípios como Maricá realizam ações no sentido de ajudar as pessoas a se prevenirem contra a doença.