CRAS – Centro comemora Dia da Criança

Cerca de 50 crianças maricaenses festejarão o seu dia (12/10) juntamente com seus familiares, na quinta-feira (11/10), às 10h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), unidade Centro.

Para comemorar a data, haverá bolo e brincadeiras para a garotada. O evento será coordenado pelo Grupo de Reflexão, projeto que trabalha com a prevenção ao rompimento dos laços afetivos em família, no município, e do qual participam todos os técnicos. Para comemorar a data, haverá bolo e brincadeiras para a garotada.

Grupos de Reflexão

Os Grupos de Reflexão fazem parte do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), do governo federal e funcionam em rede, em todas as unidade CRAS de Maricá. Quando há situação de risco (ameaça à integridade física do menor ou de seus familiares), estes são encaminhados para o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), e ao Conselho Tutelar, algumas das entidades que atuam em parceria com o CRAS, de acordo com a gravidade dos casos.

Da mesma forma, esses órgãos encaminham para os CRAS locais as famílias que  podem ter seus vínculos emocionais resgatados ou mantidos através de um processo de diálogo, com acompanhamento de técnicos (psicólogo e assistente social). “Famílias inteiras têm sido recuperadas com esse projeto”, avalia a coordenadora do CRAS-Centro, a psicóloga Vera Serafim. O CRAS-Centro fica à Rua Clímaco Pereira, s/nº, Centro, Maricá.