Praça reformada e ruas pavimentadas mudam visual de Araçatiba

0
1867
Projeto de como vai ficar a praça do bairro Araçatiba.

Conhecido no Leste Fluminense pelo visual de sua orla de lagoa, o bairro de Araçatiba, em Maricá, está passando por uma transformação que trará reflexos na qualidade de vida de moradores e visitantes. Além da nova iluminação do calçadão, que também foi restaurado, a Praça Tiradentes está sendo remodelada e vias internas estão passando por pavimentação e drenagem.

As ruas beneficiadas pelas intervenções são a Dolores Bezerra e a Moacyr José Soares, que ficam numa área residencial, nas proximidades do fórum de Maricá. Ambas receberam manilhamento e caixas de passagem novas e o asfaltamento está previsto para os próximos dias, quando a equipe que atua nas ruas próximas ao Canal da Cidade se deslocar para lá.

Perto dali, a obra na Praça Tiradentes já permite ver como o local ficará quando pronto. O projeto da Secretaria de Assuntos Federativos inclui a instalação de brinquedos infantis, aparelhos de ginástica para a terceira idade, mesas para jogos e vagas de estacionamento (uma delas para pessoas com deficiência), além de nova arborização e iluminação.

As melhorias em Araçatiba integram um pacote iniciado com a recuperação do calçadão da orla da lagoa, no trecho em que a via marginal se chama Rua Kléber Figueiredo, entre a Estrada do Boqueirão e a Rua 30. A intervenção fez parte da linha de verbas emergenciais de prevenção aos efeitos da chuva, liberada pelo Ministério da Integração Nacional. Além do calçadão foram incluídos a drenagem e pavimentação do bairro Parque da Cidade e da Avenida Beira Rio, além da construção da nova ponte da Mumbuca, todas já concluídas. Araçatiba também recebeu, da Subsecretaria de Energia e Iluminação Pública, 107 novas luminárias na orla da lagoa. As peças têm quatro metros de altura e utilizam lâmpadas metálicas, que garantem maior luminosidade. A intervenção custou R$ 349 mil, e foi feita com recursos da taxa de Contribuição do Sistema de Iluminação Pública (Cosip).