Educadores discutem escola de tempo integral na Casa Digital

0
827

Um encontro reuniu professores de diversas regiões do estado na Casa Digital de Maricá nesta sexta-feira (28/09). O objetivo da reunião foi uma troca de experiências sobre a escola em tempo integral, cuja meta de implantação no município é para o próximo ano. A secretária Marta Quinan e sua equipe deram as boas vindas aos educadores convidados, que assistiram a um vídeo mostrando ações do programa “Mais Educação” nas escolas da rede municipal, dividida nos grupos “Floresta” (unidades próximas a áreas verdes), “Praia” (as que ficam à beira mar) e Urbano (em regiões urbanizadas).

À tarde, o grupo almoçou na Escola Municipal Barra de Zacarias, primeira da cidade a funcionar em tempo integral e, em seguida, visitou a Casa de Darcy Ribeiro, na praia do Cordeirinho. Segundo Marta Quinan, o encontro serve para que se discuta uma legislação para esse tipo de ensino.

“Neste trabalho, além das reuniões, será fundamental a participação das subsecretarias de Ensino e da Cidade Educadora. Hoje temos a escola integral implementada na Barra e em algumas turmas da rede, mas já é uma meta para 2013 que possamos ter o maior número possível de unidades adotando o sistema”, antecipou a secretária.

“Mais Educação” é sucesso em escola do Boqueirão

A Escola Municipal Maurício Antunes de Carvalho, no bairro do Boqueirão, é uma das unidades da rede pública de ensino em Maricá que recebe o projeto “Mais Educação”, do governo federal. O programa serve de teste para a implantação do sistema de tempo integral na rede e através dele 120 alunos, entre 10 e 13 anos, participam de oficinas de matemática, teatro, música e ginástica rítmica durante todo o dia, com a utilização de recursos lúdicos.

De acordo com a coordenadora do “Mais Educação” em Maricá, Simone Torres, as unidades foram escolhidas de acordo com a nota alcançada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), do Ministério da Educação. O projeto, que chega à unidade pelo segundo ano consecutivo e já é considerado um sucesso pela direção, tem como objetivo aumentar a permanência dos alunos na escola, diminuir a indisciplina e o índice de reprovação.