Avenida Guarujá, em São José do Imbassaí, contará com sistema de tratamento primário de esgotos

0
1521
O arruamento está sendo instalado para integrar a urbanização

As obras que estão urbanizando a Avenida Guarujá, em São José de Imbassaí, vão também trazer uma forma sustentável para o saneamento na via. Além da pavimentação com asfalto em alguns trechos, em ambos os lados da via está sendo implantado um sistema primário de coleta e tratamento do esgoto que sai das casas, que visa minimizar o impacto dos dejetos despejados ‘in natura’ na lagoa que fica próxima ao local.

De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Rogério Monteiro, o método está sendo adotado em razão de uma característica particular daquela área. Segundo ele, algumas casas da região têm dificuldade para instalar sumidouros.

“Isso ocorre porque o lençol freático fica mais próximo da superfície do que o normal, em razão da proximidade com a lagoa. Por isso os dejetos poluíam o valão que passava no meio da avenida e que nós canalizamos. Fizemos uma espécie de filtro primário e poderemos ainda monitorar quem dispõe de fossa e filtro em casa”, detalhou Rogério, ressaltando que cada um dos filtros vai servir a três residências.

Pavimentação

Nesta terça-feira (25/9), o trecho da Avenida Guarujá entre a altura do CAIC Elomir Silva e a Rua Ibiapina começou a receber pavimentação em ambos os sentidos. A parte final da via, até o encontro com a Estrada Real de Maricá, está tendo a drenagem finalizada e deverá ser preparada para o asfaltamento até a próxima semana. Segundo a Secretaria de Obras, todo o trabalho deverá estar concluído até meados de outubro.

No Parque Nanci, cujas ruas também estão sendo pavimentadas, equipes da Secretaria de Obras realizam uma nova intervenção. A área paralela à altura do quilômetro 25 da rodovia RJ-106 será inteiramente urbanizada entre as ruas do Pombos e das Águias, onde estão sendo construídos canteiros que vão dividir a via do acostamento à margem da estrada.