Maricá comemora Dia da Árvore com plantio de mudas nativas

Maria Luiza regou as mudas de plantas nativas que plantou na EM Lúcio Thomé Feiteira, em Cordeirinho

Em comemoração ao Dia da Árvore (21/09), a Prefeitura de Maricá fez uma ação nesta sexta-feira de plantio de mudas nativas em duas escolas municipais. A subsecretaria de Ambiente doou as espécies e os alunos das unidades, com auxilio de professores, participaram das atividades de reflorestamento nas escolas.

Nas escolas Lúcio Thomé Feiteira, em Cordeirinho, e CAIC Elomir Silva, em São José do Imbassaí, foram plantadas 17 mudas de ipê rosa, ipê amarelo, algodão da praia, flamboyant, pau-brasil, aroeira e pé de vaca.

Além de colocar as mãos na terra, as crianças da escola de Cordeirinho também fizeram trabalhos sobre o meio ambiente. Aluna do 2º ano do Ensino Fundamental, Maria Luiza Souza Guedes, de 8 anos, aprovou as atividades realizadas nesta sexta-feira. “Gostei de regar as plantas e também fiz texto sobre a preservação do planeta”, contou Maria Luiza.

A estudante do 4º ano do Ensino Fundamental, Natália Cristina Silva David, de 11 anos, disse que fez o plantio de mudas na escola e em casa. “Aprendi que devemos preservar a natureza com ações simples, como não jogar lixo em rios e lagoas. Também plantei rosas no quintal da minha casa”, afirmou ela, que mora em Cordeirinho.

Doação de mudas

O coordenador de Urbanização da Secretaria Municipal de Ambiente e Urbanismo, Luiz Antônio de Martin Ramos, que também auxiliou os alunos, destacou que a secretaria dispõe de 5 mil mudas para plantio. “Essas mudas são compensações pagas pelos contribuintes. Quando o morador precisar cortar uma árvore, a gente avalia a espécie e eles pagam com mudas e terras para adubo”, explicou.

Ele acrescentou que, a pedido dos moradores, a subsecretaria plantou 20 mudas em um condomínio no Caxito nesta semana. “Também doamos 30 espécies para a população poder participar destas ações que realizamos com frequência pela cidade”, completou.

A subsecretaria do Ambiente também doou a Defesa Civil municipal 26 mudas entre pau-brasil, ipê amarelo e outras nativas de mata ciliar, como aroeira e pé de vaca. Segundo o coordenador do órgão, coronel Jorge Braga, 10 serão plantadas na sede às margens da RJ-106 e as demais serão colocadas em um condomínio em Santa Paula, onde a própria Defesa Civil cortou eucaliptos que estavam apodrecendo. “O pedido de retirada das árvores foi feito pelos moradores e teve autorização da subsecretaria de Ambiente que, agora, doou essas mudas para reflorestamento no local”, informou coronel Braga.