Alto nivel textual agrada jurados das Olimpíadas da Língua Portuguesa

Comissão julgadora sentiu dificuldade de escolher os cinco textos.

Cerca de 100 pessoas, entre professores pais e alunos, estiveram na Universidade Severino Sombra nesta sexta-feira (21.09) para assistir à escolha dos cinco textos que vão representar o município nas Olimpíadas da Língua Portuguesa na etapa estadual. Dos 25 pré-selecionados na fase municipal, classificaram-se um artigo, uma crônica, uma memória e dois poemas, numa difícil avaliação para a banca de jurados.

Os alunos agraciados foram; Lucas Henrique da Costa, da CEM Joana Benedicta Rangel, categoria artigo de opinião; Tamires Felipe Coutinho, da E.M. Vereador João da Silva Bezerra, categoria memórias; José Hélio, da E.M. Marquês de Maricá, categoria crônicas; Jonatan de Azevedo Moreira, da E.M. Guaratiba, categoria poemas, e Júlia Rodrigues, também da E.M. Marquês de Maricá, categoria poemas.

– Eu não esperava ganhar! Mas gostei muito de ter sido escolhido, festejou José Hélio.

O professor do CIEP 259, José Eliseo de Barros, fazia parte da comissão julgadora e elogiou muito a qualidade dos textos. “Foi muito difícil escolher cinco dos 25 e isso é motivo de alegria para nós, porque sinaliza esmero dos estudantes com a língua”, frisou.

O clima era de muita alegria e mesmo os alunos que não viram suas criações selecionadas para a próxima etapa saíram do evento com a sensação de trabalho reconhecido. Todos apresentaram alto nível gramatical, humor e crítica. “Uma crítica com esperança”, enfatizou José Eliseo.

Já a subsecretária municipal de Educação Básica, Carolina Farias, confessou estar emocionada com a criatividade demonstrada nos textos, principalmente os que desenvolveram a temática da cidade. “Fiquei encantada, porque sou nascida e criada em Maricá e percebi uma autoestima por parte das crianças com o lugar onde moram”, disse.