Ponte da Barra já tem vão central

0
1938
Estrutura do vão central já pode ser avistada.

Instalação de mais um trecho da nova via foi concluído nesta sexta-feira. Outros pilares ficam prontos em dez dias

Mais uma etapa da construção da ponte da Barra de Maricá foi concluída nesta sexta-feira (14/9), com a colocação das vigas que agora compõem o vão central da nova via. Os técnicos iniciaram esta etapa da obra na véspera, quinta-feira (13), com as três primeiras vigas. Logo depois que a última foi acomodada sobre os pilares, teve início a implantação das lajes do piso por onde vão passar os veículos e pedestres pelos já demarcados guarda-corpos.

Dois grandes guindastes, que podiam ser vistos da ponte do Boqueirão, foram utilizados na colocação das vigas, que têm 34,8 metros de comprimento e sob as quais ficará o futuro canal com vazão controlada por comporta, para renovar a água das lagoas. De acordo com os técnicos, os pilares que farão a ligação da parte final da ponte devem ficar prontos nos próximos dez dias. Em seguida, terá início a colocação das outras vigas, que já estão no canteiro ao lado do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) da Barra.

Para a etapa final, junto ao solo, a Secretaria de Ambiente e Urbanismo de Maricá aguarda um serviço já solicitado à concessionária de energia elétrica Ampla para a retirada de postes e linhas de transmissão que estão no trajeto por onde vai passar o acesso para quem chega de Guaratiba. A ponte terá 172 metros de extensão e integrará os bairros de Guaratiba, Cordeirinho, Bambuí e Ponta Negra ao Centro.

As secretarias municipais de Transportes e de Assuntos Federativos já iniciaram os estudos para a elaboração, respectivamente, do esquema de trânsito para o acesso e da urbanização na área do entorno da nova ponte. Os acabamentos da obra incluem calçamento, instalação de quiosques, postes, lixeiras e bancos, além do plantio de árvores.