Programa Mais Educação é teste para implantação da educação em tempo integral em Maricá

0
1095
Oficina de teatro de marionetes, sempre concorrida

A Escola Municipal Maurício Antunes de Carvalho, no bairro do Boqueirão, é uma das unidades da rede pública de ensino em Maricá que recebe o projeto “Mais Educação”, do governo federal.  O programa serve de teste para a implantação do sistema de tempo integral na rede e através dele 120 alunos, entre 10 e 13 anos, participam de oficinas de matemática, teatro, música e ginástica rítmica durante todo o dia, com a utilização de recursos lúdicos.

De acordo com a coordenadora do “Mais Educação”  em Maricá, Simone Torres, as unidades foram escolhidas de acordo com a nota alcançada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), do Ministério da Educação. O projeto tem como objetivo aumentar a permanência dos alunos na escola, diminuir a indisciplina e o índice de reprovação.

Menos de um mês depois do início das atividades, o resultado já pode ser percebido no entusiasmo dos alunos. Lucas dos Santos, de 13 anos, é um dos mais animados da oficina de ginástica, realizada no pátio da escola. “Aprendemos bastante coisa legal, eu gosto muito”, diz o aluno do 5º ano do ensino
fundamental, que mora no Saco das Flores.

Na sala onde acontece a oficina de teatro, um bom número de estudantes aprende técnicas básicas sobre representação. “Essa é a aula que mais curto, mas também gosto de matemática e de português”, revela Naomi Rodrigues Barbosa, de 11 anos, moradora do Boqueirão. Assim como o colega Lucas, ela confirma que tem achado o aprendizado em sala de aula mais fácil desde que começou a participar da iniciativa.

O projeto já é considerado um sucesso pela direção da escola, que a recebe pelo segundo ano consecutivo. “Muitos alunos que não queriam entrar no início e agora são os mais empolgados”, conta a diretora Suelen Figueiredo.