Margens do canal de Ponta Negra recebem urbanização

Prefeito fala da importância do projeto para a cidade. Foto: Fernando Silva.

A Secretaria de Obras de Maricá finalizou nesta segunda-feira (03/09) a pavimentação de uma das vias marginais do canal de Ponta Negra, no trecho entre a ponte e o acesso ao farol. Operários trabalhavam há uma semana no leito das ruas Beira de Canal e Belo Horizonte, além da parte inicial das ruas Minas Gerais e Pampulha. Na tarde de sexta-feira (31/08), o prefeito Washington Quaquá vistoriou o trabalho de asfaltamento e informou que a urbanização será estendida à comunidade Vila Vital, que serve de acesso à praia da Sacristia e é muito procurada por moradores e turistas – Ponta Negra é uma das forças do município no setor.

A nova pavimentação foi aprovada por quem vive nas cercanias e precisa usar as vias. “Deu valor para nossa área”, garante o comerciante Ralph Silva Oliveira, de 28 anos, morador da Rua Belo Horizonte. A segunda etapa da obra também já começou, no trecho da Rua Beira de Canal entre a praça e o ponto de encontro com a lagoa da Guarapina. O local, onde já foram instalados os meio-fios, deverá receber pavimentação nos próximos dias. O movimento desordenado de carros graças à intensa procura no fim de semana era algo que preocupava moradores e pescadores que deixam seus barcos e redes na margem.

“Além dos carros que muitas vezes nos atrapalhavam já tivemos que abrir valas para a água escoar até o canal nos dias de chuva. Creio que agora isso não será mais necessário e nosso instrumento de trabalho vai ficar mais protegido”, elogiou o pescador Manoel da Silva Peçanha, de 44 anos. A via que fica na outra margem do canal, no lado da praia, também será urbanizada nos próximos meses. As equipes da Secretaria de Obras já levaram para o local parte das peças que vão compor o meio-fio.