Acesso liberado à Ponte da Mumbuca

O primeiro veículo a cruzar a ponte

Após dois anos de transtornos, os motoristas de Maricá e visitantes ganharam finalmente, nesta segunda-feira 03/09, mais uma importante via de acesso e saída à cidade, com a abertura das duas pistas de rolamento da nova Ponte da Mumbuca ao tráfego – há quase um mês já era usada por pedestres.  Com o acesso agora livre, uma série de mudanças que chegam a reboque deverá dar mais fluidez ao trânsito na região do Centro. A obra, de aproximadamente R$ 10 milhões, durou quase um ano e foi feita com peças de concreto pré-moldado.

Antes da liberação, uma equipe da Secretaria de Obras reforçou a camada de asfalto na cabeceira da descida para o centro e na Rua Joaquim Eugenio dos Santos. O primeiro motorista a cruzar a ponte, por volta de 12h40, foi o aposentado Robson Tadeu Guedes, de 57 anos. Ao volante do seu Fiat Palio Weekend, Robson seguia para o Centro e ficou surpreso ao saber que era protagonista de um momento histórico.

“Queríamos muito ver esse dia chegar depois desses anos, mas agora podemos usar a ponte. Espero que o trânsito realmente melhore para nós”, comemorou Robson após a travessia. Na saída da ponte, pedestres e motociclistas iam sendo orientados sobre a liberação do trânsito na via.

Equipes da Secretaria de Transportes de Maricá vão permanecer no local por um período de testes de tráfego, durante o qual as opções serão demarcadas por cones. Por enquanto, para chegar à Mumbuca pela ponte, a única opção para os motoristas é a Rua Joaquim dos Santos, cujo acesso foi proibido para quem vem da Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa. Estes deverão passar pela Rua Athayde Parreiras para chegar à ponte e ao bairro Parque Eldorado.

“Estamos oferecendo maior mobilidade para quem transita pelo Centro e acabando com um cruzamento historicamente perigoso. Temos mais projetos
que vão aumentar ainda mais essa mobilidade e que vamos implementar nos próximos dias”, afirmou o secretário Rony Peterson Dias, que antecipou também um deles: a proibição de estacionamento no trecho da Rua Barão de Inoã entre as esquinas das ruas Prefeito Hilário da Costa e Silva e Senador Macedo Soares, próximo ao Colégio Cenecista Maricá. Naquele ponto, convergem motoristas vindos de vários pontos do Centro e que fazem retorno no local.

Outra mudança para facilitar o fluxo em direção à ponte deverá vigorar ainda esta semana. A Rua Barão de Inoã terá sua mão única estendida até a Rua Antônio Vieira Sobrinho, na altura da praça do skate. Esta última vai passar a ter sentidos distintos em suas duas pistas, divididas por um canal.

A nova ponte da Mumbuca começou a ser construída no fim do ano passado, após a demolição da antiga estrutura de mais de 50 anos, comprometida
pelas enchentes de 2010. A obra foi executada pelo Estado, responsável pela contratação da empresa, com repasses do Ministério da Integração Nacional para ações emergenciais.

Entrada na cidade pelo bairro da Mumbuca

A nova ponte representa também um segundo acesso à cidade, o que ajudará a desafogar o tráfego nos dois sentidos. Basta sair da rodovia logo após o radarda RJ-106, na Rua Antônio Eduardo e seguir até a Abreu Sodré.  O caminho inverso também pode ser feito. Para quem pretende trafegar pela ponte da Mumbuca sentido Centro, Araçatiba e praias a previsão inicial é a apenas entrar à direita na Rua Joaquim Eugênio dos Santos. Os técnicos da Prefeitura, no entanto, vão estudar a viabilidade da abertura de uma passagem Mumbuca-Centro.

No sentido oposto, será permitido entrar à esquerda, na ponte, ou à direita, na Abreu Rangel ou na ainda contornar a rotatória, cruzando para a Abreu Sodré ou saindo pela Francisco Sabino da Costa.  Os veículos que trafegam pela Francisco Sabino da Costa em direção à rodovia não mais poderão entrar à esquerda na Rua Amadeu Pugliese. O retorno sobre a ponte, antes do sinal, será fechado.