Ponte da Mumbuca será aberta na segunda-feira e trânsito no Centro muda

A passagem Mumbuca-Centro será avaliada

Recém-concluída, a nova ponte da Mumbuca será entregue ao tráfego de veículos na próxima segunda-feira, dia 03/09, a partir das 8h. Em função da abertura, o trânsito no Centro sofrerá alterações significativas, com o início da realização de um período de testes com o objetivo de melhorar a fluidez do tráfego e a mobilidade urbana. Agentes da Secretaria Municipal de Transportes farão uma sinalização provisória nos locais das mudanças, usando cones e placas, para orientação dos motoristas.  A pintura de faixas e a instalação das placas definitivas será feita após o trabalho de recapeamento das principais ruas do Centro, previsto para ser iniciado em breve. "Acreditamos que esta será a melhor forma de facilitar a mobilidade urbana, melhorando o fluxo de veículos e de pedestres e evitando os cruzamentos", avalia o secretário municipal de Transportes, Rony Petersen. "Agora os motoristas terão uma nova opção de entrada e saída da cidade", completa. Confira abaixo as principais mudanças:

Acesso via Avenida Francisco Sabino da Costa

A principal alteração será a eliminação do acesso à direita tanto à ponte quanto à Rua Joaquim Eugênio dos Santos para os motoristas que entram na cidade pela avenida  Francisco Sabino da Costa. O projeto da secretaria prevê que o sentido Centro por essa via obrigue o contorno da rotatória, com os veículos seguindo em frente pela Avenida Abreu Rangel. O motorista poderá também acessar a praça Conselheiro Macedo Soares vindo pela Rua Abreu Sodré.

Entrada na cidade via bairro da Mumbuca

A nova ponte representa também um segundo acesso à cidade, o que ajudará a desafogar o tráfego nos dois sentidos. Basta sair da rodovia logo após o radar da RJ-106, na Rua Antônio Eduardo e seguir até a Abreu Sodré.  O caminho inverso também pode ser feito.

Da ponte da Mumbuca para o Centro

Para quem pretende trafegar pela ponte da Mumbuca sentido Centro, Araçatiba e praias a previsão inicial é a apenas entrar à direita na Rua Joaquim Eugênio dos Santos. Os técnicos da Prefeitura, no entanto, vão estudar a viabilidade da abertura de uma passagem Mumbuca-Centro. No sentido oposto, será permitido entrar à esquerda, na ponte, ou à direita, na Abreu Rangel ou na ainda contornar a rotatória, cruzando para a Abreu Sodré ou saindo pela Francisco Sabino da Costa.  Quem quiser acessar a via vindo pela Rua Domício da Gama, o caminho será pela Rua Athayde Parreiras. Para facilitar o
fluxo em direção à ponte, a Rua Barão de Inoã terá sua mão única estendida até a Rua Antônio Vieira Sobrinho, na altura da praça do skate.

Acesso fechado

A secretaria informa que, a partir da segunda-feira, os veículos que trafegam pela Francisco Sabino da Costa em direção à rodovia não mais poderão entrar à esquerda na Rua Amadeu Pugliese. O retorno sobre a ponte, antes do sinal, será fechado.

A obra

A via, que já vinha sendo utilizada para a passagem de pedestres, será liberada coincidindo com o adiantamento das obras de urbanização do entorno, como a construção de calçadas e de uma área de acesso para pedestres pela prefeitura. A nova ponte da Mumbuca começou a ser construída no ano passado, com o repasse de R$ 10 milhões do Ministério da Integração Nacional para obras emergenciais sendo aplicado na substituição da estrutura de mais de 50 anos afetada pelas enchentes de 2010. A obra foi executada pelo Estado, responsável pela contratação da empresa.