Sebrae realiza mapeamento cultural em Maricá

0
1045
Artistas irão escolher delegados que representarão Maricá no fórum do Comperj para criar um projeto de geração de emprego e renda

O Sebrae-RJ está realizando um mapeamento cultural nas cidades que serão impactadas pela instalação do Complexo Petroquímico da Petrobras (Comperj), em Itaboraí. Na última terça-feira (14/08), consultores do órgão se reuniram com artistas de Maricá e representantes da Secretaria Municipal de Cultura para conhecer a cadeia criativa da cidade. O encontro aconteceu na sede do Grupo de Artistas de Maricá, em Araçatiba.

Segundo o consultor do Instituto Ideias, contratado pelo Sebrae, Osvaldo Ramalho, um fórum será realizado em setembro com representantes das 11 cidades na região do Comperj – Maricá, Niterói, São Gonçalo, Tanguá, Rio Bonito, Itaboraí, Silva Jardim, Casimiro de Abreu, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Magé – para criar um plano de ação de geração de emprego e renda nos municípios envolvidos.

“Nosso objetivo é conhecer a realidade cultural de Maricá e entender como é a cadeia produtiva dos 11 municípios que estão na área do Comperj. Vamos fazer um diagnóstico da situação de cada localidade”, ressalta o consultor.

Na reunião ficou definido que os artistas de Maricá irão eleger duas pessoas de cada segmento (música, literatura, artes cênicas, dança, artesanato e cultura popular) para representar a cidade no fórum, em São Gonçalo. Os nomes serão definidos na próxima reunião, que acontece no dia 27 de agosto, na Casa de Cultura, no Centro.