Semana de arte negra vai homenagear artista maricaense

0
714
Délcio Teobaldo (d.): palestras sobre a obra, exibição de filmes e lançamento de livro

Um artista múltiplo, radicado há 20 anos em Maricá, será o grande homenageado da Semana de Arte Negra, que está sendo preparada pela Secretaria Municipal de Cultura para marcar o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. Nascido na cidade mineira de Ponte Nova há 59 anos, Délcio Teobaldo é jornalista, escritor, cineasta e músico (entre outras atividades), além de divulgador da cultura negra brasileira em diversos países. Seu trabalho já lhe rendeu prêmios internacionais.

A primeira reunião para a formatação do evento ocorreu nesta terça-feira (14/08) na Casa de Cultura, no Centro. Junto com Délcio, que se disse “muito honrado com o convite”, o secretário Ricardo Cravo Albim e o subsecretário Zola Xavier delinearam um esboço da programação da semana, que prevê palestras, shows, exibição de filmes e o lançamento do novo livro do artista, “Cantos de Fé, de Trabalho e de Orgia – O Jongo Rural de Angra dos Reis”.

Por sugestão de Délcio Teobaldo está prevista ainda uma visita a uma comunidade do bairro do Caxito – apontado por ele como o maior reduto negro de Maricá – e uma ação para crianças na praça do mesmo bairro. Outros eventos da semana, entre os dias 20 e 25 de novembro, deverão ocorrer na Sala Darcy Ribeiro (dentro da Casa de Cultura) ou, caso já esteja em funcionamento, no Centro Cultural Henfil, também no Centro.