Maricá sedia Campeonato Estadual de Hóquei em linha

0
1611
Maricá vai sediar no domingo (19.08) o campeonato estadual de hóquei em linha.

A cidade de Maricá sedia no próximo domingo, dia 19.08, a única etapa do Campeonato Estadual de Hóquei em linha (patins com rodas alinhadas), jogado coletivamente em quadras de cimento ou madeira, de forma similar ao hóquei no gelo.

Com a chancela da Federação de Hóquei e Patinagem do Estado do Rio de Janeiro (FHPERJ) e apoio da prefeitura, a competição reunirá mais de 90 atletas da modalidade, divididas em seis equipes de quatro cidades: Barra do Piraí, Campo Grande, Niterói e Rio de Janeiro (com três times). As partidas serão disputadas na quadra do Complexo Esportivo Leonel de Moura Brizola, no bairro Flamengo, a partir das 8h.

Organizador do evento e um dos jogadores integrante da equipe de Niterói, Adriano Costa, de 29 anos, destacou que a infraestrutura apresentada em Maricá foi um dos motivos que permitiu a realização do campeonato na cidade por mais um ano, lembrando que a edição passada foi também em Maricá, encerrada em abril de 2012.

“Nosso objetivo é incentivar a prática do hóquei em nossa cidade. Trazendo a disputa de campeonatos para cá aumenta a visibilidade da modalidade e quem sabe a formação futura de uma equipe de Maricá”, destacou Adriano, que juntamente com a atleta Rejane Oliveira irão representar a cidade neste campeonato, ambos disputando pela equipe de Niterói.

Além deles são aguardados atletas que já integraram a Seleção Brasileira de Hóquei, como Daniel Vannuchi e Marcelo Guerra, além de Alan Ruani, que fez teste para goleiro da principal liga do esporte, a NHL (National Hockey League – Liga Nacional Norte-Americana de Hóquei).

Os vencedores, assim como o goleiro menos vazado, artilheiro e atleta revelação receberão medalhas e troféus cedidos pela secretaria municipal de Esportes.

Preparação dos atletas maricaenses para o campeonato

Para a competição, Adriano tem a expectativa de fazer uma excelente apresentação, mas considera muito elevado o nível das equipes. “Mesmo integrando a equipe de Niterói, considero como favorita a equipe carioca Dynamites Hockey, atual campeã. Mas, iremos jogar com muita garra”, destacou o atleta, que há mais de 15 anos pratica o esporte. “Desde garoto praticava diversas modalidades de patinação. Considero que 80% do hóquei é saber patinar, por isso digo que o esporte surgiu como um desafio para dificultar os patins”.

Para ele, que atualmente, é representante de uma empresa de material hospitalar, é impossível viver exclusivamente do esporte. “Não pude me dedicar ao hóquei, que é um esporte caro sem estrutura nem apoio em nosso país”, frisou Adriano, que não dispensa treinar, pelo menos, três vezes na semana e seguir a alimentação vegetariana. “O esporte exige resistência, força e explosão muscular, por isso, tento manter uma dieta leve, porém nutritiva”, destacou o atleta que já participou, em 2011, do Campeonato Nacional em Contagem (BH) e da 1ª Etapa Carioca da Copa Niterói Indians de Hockey Inline, em Niterói; e em 2012, da 2ª Copa Niterói Indians de Hockey Inline, realizada em Maricá, e, recentemente, em julho, do campeonato Capixaba de Hóquei realizado no Espírito Santo.

De outro lado, a novata Rejane Oliveira, de 33 anos, também representará Maricá neste campeonato estadual. Para ela, será novidade competir em sua cidade natal. “Há pouco tempo comecei a acompanhar as competições e senti interesse em praticar. Fui convidada para participar da equipe de São Paulo no campeonato capixaba. Minha equipe foi campeã, marquei gol e tive a oportunidade de jogar com atletas de renome internacional, como a mexicana Areli Vázquez Juárez”, destacou.

Recentemente desempregada, Rejane se dedica ao treinamento durante três vezes na semana e, apesar de considerar importante, relaxa um pouco mais quando o assunto é alimentação. “Não me privo de comer nada. Me alimento bem e como de tudo um pouco. Quero entrar na musculação para reforçar minha estrutura”, salientou a competidora que considera o hóquei como um grande lazer. “Tenho uma vida absolutamente normal e me divirto muito em quadra. Esse é o meu prazer”, frisou.

Além da etapa estadual em Maricá, os dois atletas já estão inscritos no Campeonato Nacional, que será realizado no dia 07.09, em Curitiba. 

Campeonato Hóquei em Linha

Com a possibilidade de formação mista no Estado do Rio de Janeiro (jogadores de ambos os sexos), cada time atua com quatro jogadores (dois defensores e dois atacantes) mais o goleiro sendo as substituições livres. Os jogos são realizados em quatro tempos de 10 minutos.

Divididas em dois grupos (A e B) de três, as equipes se enfrentam dentro desse segmento. As melhores de cada grupo se classificam e se enfrentam.

O objetivo do jogo é fazer mais gols jogando um disco de plástico chamado de "puck". Um gol é obtido quando o "puck" entra dentro das balizas situadas nas extremidades da quadra. Os jogadores podem controlar o "puck" usando o "stick" (taco) e também podem voltar a bater o "puck" com o patim (mas não fazer gol com o patim) ou jogar o "puck" com a mão (só é permitido usar a mão para cortar passes aéreos) e sem criar uma oportunidade clara de gol.

Muito praticada em países frios com o uso de patins de gelo, a competição de hóquei em linha (patins em linha) surgiu na Flórida, no final da década de 1980 como alternativa à modalidade praticada no gelo. Diferentemente do hóquei no gelo, no em linha não é permitido atingir o adversário com o "stick" (tacos) e não há contatos violentos.