Visita do BNDES constata avanços na modernização da administração pública de Maricá

Reunião mostrou balanço do programa até o momento.

Uma visita técnica marcou, nesta quarta-feira (08/08), os avanços do Programa de Modernização da Administração Tributária e Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT) em Maricá, financiado pelo BNDES e que está em curso na cidade desde o primeiro semestre do ano passado.

A gerente da Área de Infraestrutura Social, Marcia de Gouvea Gondim, e a economista do Departamento de Gestão e Investimentos Públicos do Banco Nacional, Francesca Munia Machado, estiveram na sede da prefeitura para avaliar a transformação dos recursos aplicados pelo BNDES em melhorias na gestão administrativa e no atendimento à população. Entre os benefícios concretos do programa, destacam-se a implantação do e-cidade (programa de informatização e integração dos prédios públicos) e a reforma do Paço Municipal.

Por volta do meio-dia, o secretário de Fazenda, Roberto Santiago, o secretário interino de Administração, Carlos Eduardo Gonçalves, o subsecretário de Tecnologia da Informação, Flávio Consoline, e o subsecretário de Tributos (subcoordenador do NEMAT, grupo de servidores responsável pelo andamento do PMAT em Maricá), Eduardo Combat, se reuniram com a representante do BNDES. Entre outros assuntos, discutiram o andamento das obras na sede da prefeitura e a modernização de procedimentos administrativos nas áreas da educação e da saúde.

O secretário de Fazenda reafirmou o compromisso de finalizar as ações do PMAT até dezembro deste ano e declarou que toda a equipe está empenhada em manter a excelência na execução do programa. “Temos tido muito trabalho em algumas ações, como o recadastramento imobiliário da cidade, mas os prazos estão mantidos”, declarou Santiago, destacando que a cidade irá apresentar ao banco uma proposta de PMAT 02, para que a aplicação de recursos do BNDES na modernização da cidade seja prolongada.

– “O BNDES tem total interesse na continuidade dessa parceria, ainda mais aqui, onde o programa vem sendo executado com dedicação. Temos que elogiar a cidade nesse sentido, já que o grupo gestor do programa vem atuando não só no cumprimento das obrigações contratuais, mas na proposta de melhorias, com ações próprias”, ressaltou Marcia Gondim.

Após a reunião, o representante do BNDES visitou as instalações do terceiro andar do Paço Municipal, completamente reformado, e o andamento das obras no segundo andar e no pátio externo do prédio. Ela também conheceu a subestação de energia própria e a central de processamento de dados. Em ambos espaços, os equipamentos foram adquiridos com as verbas do programa e trouxeram benefícios diretos. “Éramos vulneráveis a qualquer instabilidade no fornecimento de energia. Agora temos um gerador próprio e quatro transformadores de energia”, declarou o subsecretário de Tecnologia da Informação, Flávio Consoline.