Centro de Referência realiza capacitação em Saúde do Trabalhador

0
947

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Região Metropolitana II – que atende aos municípios de Maricá, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim e cujo pólo de gestão é Maricá – está promovendo um ciclo de capacitação para os servidores desta área.

No dia 23 de julho foi realizada em Rio Bonito uma capacitação em “Exposição Ocupacional à Material Radiológico”, para cerca de 60 profissionais da saúde, com aproveitamento integral dos participantes. No próximo dia 23 de agosto, a mesma capacitação será realizada em Silva Jardim. Na próxima quinta-feira (9/8), também em Silva Jardim, no Teatro Zezé Macedo, haverá uma capacitação para Agentes Comunitários de Saúde cujo tema será “Cuidando da Saúde dos Trabalhadores”.

Apoio técnico

O órgão atua como gestor regional em Saúde do Trabalho, dando suporte técnico em ações da rede de serviços de saúde e trabalha com equipe multidisciplinar, composta por um coordenador, uma enfermeira, dois fisioterapeutas, uma fonoaudióloga, um dentista, dois técnicos de enfermagem, um médico e um auxiliar administrativo.

O Cerest é referência técnica em investigações de maior complexidade e pode atuar em conjunto com equipes do Cerest estadual e federal, se necessário. O Cerest também pode dispor de delegação formal da Vigilância Sanitária.

Mas o foco é a atenção quanto às Doenças Relacionadas ao Trabalho (acidente de trabalho fatal, acidentes de trabalho com mutilações, acidente com exposição a material biológico, acidentes do trabalho com crianças e adolescentes, dermatoses ocupacionais, intoxicações endógenas, por substâncias químicas, agrotóxicos, gases tóxicos e metais pesados, lesões por esforço repetitivo (LER), distúrbios osteomusculares, pneumonioses (doenças do pulmão), perda auditiva induzida por ruído (PAIR), transtornos mentais relacionados ao trabalho, e câncer relacionado ao trabalho.

Segundo o biólogo Augusto José Rodrigues, coordenador do Cerest – Maricá, “é importante que os trabalhadores conheçam seus direitos. A capacitação dos técnicos tanto amplia a sua visão profissional como melhora o atendimento ao trabalhador para a segurança do trabalho e melhor qualidade de vida”, disse.

O Cerest fica na Avenida Roberto Silveira, 46, no segundo andar do Shopping Costa Azul. Mais informações pelo telefone 3731-5118.