Atletas maricaenses conquistam ouro e bronze no campeonato Brasileiro de Karatê

No pódio, Larissa faz questão de exibir a bandeira de Maricá, sua cidade natal.

Os irmãos karatecas Larissa Barbosa Braga, de 18 anos, e Eric Henrique Braga, 17, apoiados pela Prefeitura de Maricá, conquistaram no último fim de semana as medalhas de ouro e de bronze, respectivamente, no Campeonato Brasileiro de Karatê (nas categorias júnior e sub 21). Realizado no ginásio Rio Vermelho, em Goiânia, a competição tem a chancela da Confederação Brasileira de Karatê (CBK), entidade oficial de administração do esporte no país com reconhecimento dos COB e COI (Comitês Olímpicos Brasileiro e Internacional).

Cerca de 400 atletas de todo o país participaram do campeonato, após vencerem as seletivas regionais em suas categorias. Larissa ganhou medalha de ouro pela categoria sub 21 (de 18 a 20 anos/ menos de 60 kg) e garantiu uma das duas vagas para integrar a Seleção Brasileira que vai disputar o 23º Campeonato Panamericano Junior, que este ano será realizado em Cancun, no México.

Carreiras vitoriosas

Esta é a oitava vez consecutiva que Larissa conquista o ouro no Campeonato Brasileiro. Mesmo assim, jura que a cada ano vive a mesma ansiedade. “Como venho de conquistas consecutivas, as pessoas pensam que não fico nervosa, mas é um engano. Não é fácil. Na competição desse ano, estava muito ansiosa para conseguir a vaga para o Pan. Estou muito feliz”, revelou.

Eric, que já havia garantido vaga para o Panamericano no 12º Campeonato Sul-Americano Junior de Karatê, realizado em junho no Peru, faturou a medalha de bronze. “Queria muito o ouro para manter o título, mas valeu muito ter conquistado o terceiro melhor lugar da minha categoria”, confessou Eric, que já se prepara para, na edição de 2013, concorrer na categoria voltada para atletas de 18 anos.

Ao longo da carreira dedicada ao karatê, os irmãos acumulam importantes vitórias. Eric é tricampeão brasileiro (2007, 2008 e 2011); medalha de ouro no panamericano e no sul-americano de 2008; vice-campeão da Copa do Brasil em 2008 e bronze no sul-americano em 2011 e 2012. Além dos oito campeonatos brasileiros consecutivos, Larissa foi campeã do panamericano de 2008; vice-campeã em 2009 no panamericano e no sul-americano; e bronze nos campeonatos sul-americanos de 2010 e 2011.

Treinamento e alimentação rígidos

Com uma rotina intensa, que começa diariamente às 5h da manhã (com direito à corrida e treinamento físico específico), os irmãos não relaxam quando o assunto é alimentação. “Queremos ser atletas de alto rendimento. Por isso, temos que fazer escolhas saudáveis que exigem sacrifícios. Não podemos dormir tarde, ir pra balada", destaca.

Não muito diferente de outras jovens mulheres, mas por um motivo diferente, a maior preocupação da Larissa é a balança. “Não é apenas uma questão de estética. Tenho tendência a engordar e não posso passar de 60kg para me manter nessa categoria. Preciso de uma dieta que me dê energia e não seja calórica, revela a atleta. Além de manter o corpo em dia, Larissa atribui ao karatê qualidades que adquiriu, como “a disciplina, o respeito e a perseverança”.

Sobre a vida pessoal, Larissa é taxativa. “Nesse momento não penso em namoros. Quero me dedicar exclusivamente a minha vida profissional”, ressalta a jovem, que tem em casa um exemplo de uma união de mais de 20 anos que nasceu do karatê. Seus pais, Ana e José Roberto Braga, se conheceram por causa do esporte e estão juntos até hoje. “A cumplicidade entre eles é essencial para mantermos nosso foco no esporte", aponta. "O nosso pai é o nosso treinador e responsável por tudo que aprendemos”, acrescenta o irmão Eric.

Dedicação também ao futuro

Mesmo com o ritmo intenso de treinamentos e competições, os irmãos investem num futuro profissional fora dos tatames. Eles são bolsistas da Universidade Veiga de Almeida (UVA) de Cabo Frio. Larissa cursa Administração e Eric, Engenharia de Produção. “A carreira profissional do atleta é muito desgastante. A maioria dos karatecas para de lutar antes de completar 30 anos. Ainda não pensamos nisso, mas já queremos buscar novas formas de crescimento profissional”, conclui Eric.

Confira aqui os próximos desafios dos atletas:

• 19/8 – 6ª Copa Maricá de Karate – Maricá/RJ;
• 26/8 a 2/9 – 23º Campeonato Pan-Americano Junior de Karate- Cancun, México