Amparo e Ubatiba conquistam Campeonato Maricaense de Futebol

Equipe do Ubatiba campeã do 2º quadro.

Confirmando o favoritismo, as equipes do Amparo e Ubatiba conquistaram na tarde de ontem (05/08) o título do Campeonato Maricaense de Futebol. Os times venceram, respectivamente, a disputa do 1º e 2º quadros da competição, realizada pela secretaria municipal de Esportes, no campo do Esporte Clube Maricá, no centro.

Pelo quadro principal, o Amparo Esporte Clube goleou, por 3 a 0, a equipe do União Saco das Flores. Com dois gols de Biduca e um de Vinicius, o Amparo faturou o décimo campeonato maricaense e o tricampeonato consecutivo. O auxiliar técnico do Amparo, José Santos da Costa, salientou que a equipe estava disposta a manter o título e parabenizou o espírito guerreiro dos jogadores. “Considero que o segredo de nosso sucesso é a união do grupo", declarou.

Além do título, o Amparo também foi eleito o time com o melhor goleiro da competição e empatou com a equipe do Náutico pela artilharia. O goleiro duplamente campeão é Leandro Ribeiro, de 26 anos, que comemorou muito os resultados. “Há oito anos eu jogo nesse time e é minha segunda família”, disse o goleiro, que trabalha como mecânico na Empresa Nossa Senhora do Amparo e fez questão de levar sua esposa e seu filho para prestigiar a final. Peça importante para a conquista do tricampeonato, Leandro confessou que já fez teste, sem êxito, para atuar no Fluminense, seu time de coração.

Já pelo título de melhor artilheiro do 1º quadro, Roberto Souza Ramos, o Biduca, de 29 anos, empatou com Marcelo Vieira Campos (Da Lua), do Náutico, ambos com 10 gols. Muito surpreso com a conquista, Biduca confessou que buscou balançar a rede até o último momento do jogo. “Os dois gols marcados nessa final contribuíram para a conquista da artilharia”, destacou o atacante que está há um ano no Amparo e que, antes, já atuou profissionalmente pela primeira divisão em times do Mato Grosso e de Rondônia, além da segunda divisão em Minas Gerais. Atualmente sem clube, Biduca trabalha na Empresa Nossa Senhora do Amparo no setor de manutenção e reparo. “Estou tendo a oportunidade de trabalhar e continuar seguindo com meu sonho que é jogar bola. Agradeço a todos da equipe por essa oportunidade”, destacou o artilheiro, considerando o entrosamento dos jogadores o ponto principal da vitória do Amparo.

Ubatiba: campeão do 2º quadro

Pelo 2º quadro, a disputa foi intensa até os últimos momentos. Com um jogador expulso no início do primeiro tempo, a equipe do Ponta Negra perdeu para o Ubatiba com o placar de 2 a 1. No final do jogo, o Ubatiba teve a oportunidade de ampliar o placar, mas Bernardo perdeu um pênalti.

Técnico e cabeça de área do Ubatiba, Moises Toledo Duarte, de 31 anos, estava muito feliz pela conquista do título inédito. “Considero que a determinação e a união do grupo foram os ingredientes principais que nos levaram a essa vitória”, frisou Moises.

A disputa também foi acirrada pela conquista da artilharia no 2º quadro. Graças a um gol marcado durante a final (o segundo do Ubatiba), o título ficou com o jogador Dawid da Silva, de 20 anos, que desbancou Robson Santana (Robinho), da equipe do Caju. Com dez gols no campeonato, Dawid atua há quatro anos no Ubatiba e disse já ter participado de peneira para jogar fora do país. “Ainda não consegui, mas vou continuar tentando buscar uma chance num clube profissional”, acrescentou o artilheiro.

Eduardo de Oliveira (Dudu), de 29 anos, do Ubatiba, faturou o título de melhor goleiro. Há 15 anos no time, Dudu confessou que a equipe estava um pouco nervosa e que o fato de jogar com um jogador a mais favoreceu para o resultado. “Tenho que reconhecer a garra da equipe do Ponta Negra. Estávamos nervosos, mas também não deixamos de lutar até o fim por esse título inédito”, explicou o goleiro.

No fim de cada competição, a equipe da secretaria municipal de Esportes entregou medalhas e troféus para as equipes participantes.