Moradores do Centro conhecem projeto do complexo turístico de Maricá

0
1755
David Galipienzo, da IDB, apresentou a proposta do complexo turístico para os moradores de Maricá.

A segunda consulta pública do complexo turístico Fazenda São Bento da Lagoa reuniu representantes da sociedade civil na noite desta quinta-feira (26/07), no Colégio Cenecista, no Centro de Maricá.

Como aconteceu na primeira consulta em Itaipuaçu no início de julho, a empresa IDB apresentou a proposta de construir em Barra de Maricá um empreendimento turístico, esportivo, comercial, empresarial e residencial.

Urbanistas e pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de ambientalistas e moradores, levantaram questões à IDB como a taxa de ocupação na restinga de Maricá, que não estava clara na apresentação. A prefeitura, por meio da Secretaria de Ambiente e Urbanismo, está acompanhando de perto as consultas públicas, promovidas pela IDB, para verificar as reivindicações da população e obter novos detalhamentos da proposta junto à empresa.

De acordo com a IDB, a proposta prevê a construção de quatro hotéis, shopping, campo de golf, escola, hospital, condomínios, um centro hípico e um centro de pesquisas. Segundo a secretaria, por ser uma Área de Proteção Ambiental (APA), o licenciamento cabe ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que está analisando a proposta.

A expectativa é que, durante a construção, sejam gerados 15 mil empregos diretos, número que passará para 18 mil quando o empreendimento estiver em funcionamento. A Fazenda São Bento da Lagoa prevê ainda a criação da 2ª maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do estado, com monitoramento constante para impedir queimadas, despejo de lixo, abandono de carros e extração ilegal de plantas e areia, problemas comuns atualmente naquela área de restinga. Também serão construídas estações para tratamento de esgoto.