Grupo de Prevenção e Enfrentamento às Drogas realiza fórum mensal

Novos projetos para dinamizar a atuação

A Subsecretaria de Prevenção e Enfrentamento à Dependência Química, vinculada à Secretaria de Assistência Social e Participação Popular de Maricá, realizou nesta terça-feira, 24/07, mais um fórum mensal da sua agenda. Na pauta, a divulgação de ações educativas como o projeto em parceria com as secretarias de Educação e Cultura, no qual artistas levam teatro e música às escolas como alternativa de informação sobre prevenção às drogas. Também foram discutidas algumas das propostas da II Conferência Municipal de Prevenção às Drogas, realizada no dia 4 de julho, como a criação do Conselho Municipal Anti-Drogas (COMAD), cujo projeto está para ser homologado na Câmara Legislativa Municipal.

Outro ponto da reunião desta terça foi a apresentação de um novo projeto, batizado de “A gente de prevenção”. A iniciativa prevê que integrantes da sociedade civil, depois de qualificados através de curso básico sobre dependência química, possam atuar como multiplicadores de informação em sua comunidade.  Será solicitada a parceria de secretarias afins, como Educação, Saúde, Esportes e Cultura, entre outras, não só para suporte do novo projeto, mas também para o trabalho da subsecretaria, de maneira geral.

Mencionou-se também a necessidade de convênio e maior número de vagas nos abrigos para dependentes químicos. Hoje, o município dispõe de apenas dois abrigos desse tipo, o Pró-Liv e o Bom Samaritano. Segundo o subsecretário Pedro Victorino, “Maricá tem um território muito grande e muitas das comunidades não tem comunicação entre si. É preciso criar este link, visitando comunidades e instituições e tentando reestabelecer uma rede onde a família, escola, igreja, clubes e governo possam trabalhar em comum para a prevenção à dependência química”, declarou.

Participaram da reunião, além do subsecretário Pedro Victorino, a vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Ana Maria Quintanilha; o grupo liderado pela pastora Líbia Araújo, coordenadora do Projeto Manaim,  trabalho de capelania junto à E.M. Antônio Lopes, em Itapeba; a psicóloga do CRAS Zacarias, Catiucia Pires; e o assessor do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Waldeir Moreira Duarte, representando a ONG Seta.

O próximo fórum ficou marcado para o dia 21/08, às 14h, na sede da Secretaria, à Rua Domício da Gama, 386, Centro, Maricá.