Curso Técnico em Edificações premia melhor projeto sustentável

1928
Alunos do curso Técnico em Edificações na cerimônia de premiação.

Alunos desenvolveram minicisternas ecológicas, instaladas em diferentes pontos de Maricá

Na manhã desta sexta-feira, 13 de julho, os alunos do 4º e último ano do curso Técnico em Edificações, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Maricá em parceria com o Senai, conheceram o grupo vencedor de uma saudável competição proposta no curso “Tecnologia Sustentável de Baixo Custo” – realizado em junho e do qual todos participaram.

Um concurso propôs aos estudantes a criação de minicisternas com utilização de materiais ecológicos para captação e reutilização da água da chuva e o projeto vencedor foi o instalado no Núcleo de Atividades Interativas e Recreativas (Nair). Os vencedores, além da minicisterna, criaram outro sistema de reaproveitamento da água pluvial para irrigação independente de horta e para utilização para fins domésticos, como lavagem do chão.

Dois membros do grupo vencedor, Jorge Jofilis e Joice Azeredo da Silva, ambos de 18 anos, explicaram o desenvolvimento do projeto. “Queríamos desenvolver nosso trabalho no Nair por ser uma unidade que trabalha com crianças carentes e nos deparamos com um problema de alagamento enfrentado pelos usuários do local quando chovia. Tínhamos que tentar ajudar a solucionar esse acúmulo de água e também a falta d´água tão comum no verão”, explicou Jorge. Por meio de tubos de PVC e Bombonas, o grupo desenvolveu os dois sistemas em três dias. “Esse prazo foi o nosso maior desafio. Se quiséssemos apenas desenvolver a minicisterna teríamos acabado antes, mas nossa intenção era contribuir com aquela instituição”. Além do casal, também participaram do grupo outras quatro pessoas: Ester da Silva, Alice Sá, Deocleciano Castro e Carlos Ribeiro.

A subsecretaria municipal de Meio Ambiente destacou que o grupo vencedor irá participar do projeto de elaboração de um camping sustentável a ser instalado na cidade, em parceira com a secretaria de Turismo.

O Projeto

O projeto vencedor, assim como os demais cinco projetos apresentados por outros estudantes do Curso de Edificações,  é fruto de um treinamento realizado no mês passado, durante quatro dias, com a proposta de criação de projetos sustentáveis focados na utilização de materiais e técnicas ecológicas disponíveis na área da construção civil. A iniciativa é fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Ambiente e Educação e a Fundação Alphaville – braço social do Grupo Alphaville, que investe na área de construção civil na cidade.

Uma banca julgadora composta por construtores, professores do Senai e representantes da secretária de Ambiente e Educação avaliaram na quinta-feira (dia 12.07) o funcionamento de cada um dos projetos desenvolvidos, que além do Nair, beneficiaram as escolas públicas Joana Benedicta Rangel, Benvindo Taques Horta e Euclides Paulo da Silva, além das creches Estrelinhas do Amanhã e Casinha da Emília.

Os sete avaliadores deram notas de zero a dez respeitando três itens de julgamento (instalação técnica; valor social e criatividade e recursos materiais). Esses itens eram subdivididos em outras três subcategorias para avaliar toda a complexidade dos projetos desenvolvidos. A disputa foi muito acirrada, mas com a diferença de um ponto, a equipe que desenvolveu o projeto no Nair, com 603 pontos, venceu a segunda melhor equipe (que implantou a minicisterna na escola estadual Euclides Paulo da Silva e obteve 602 pontos.

Uma das julgadoras, a coordenadora de Educação Ambiental Mariana Caruso considerou o resultado muito justo. “A grande diferença do projeto vencedor foi criar dois projetos integrados. Além da minicisterna proposta no treinamento, eles também fizeram um sistema em outro telhado de irrigação de horta, resolvendo um grande problema da unidade que sofria com alagamentos no pátio”, explicou a coordenadora.

Os vencedores ganharam um medidor de distância digital a laser que serve, dentre outras funções, para medir com precisão a distância e o comprimento de objetos. Todos os participantes receberam certificados de participação. Segundo a coordenadora de sustentabilidade da fundação Alphaville, Débora Silva, em agosto será aplicado um novo curso para esses mesmos alunos com a proposta de criação de um aquecedor solar.