Pinguins são encontrados nas praias de Maricá

0
1721
Pinguim está sendo alimentado na subsecretaria de Ambiente e será encaminhado para tratamento no Rio
Dez pinguins morreram e um foi resgatado nos últimos dois dias na praia de Ponta Negra, em Maricá. Os animais da espécie Spheniscus magellanicus ou Pinguim de Magalhães ficaram presos nas pedras e não conseguiram nadar de volta para o oceano por conta da força das ondas. Um pinguim foi levado pela corrente marítima até o canal de Ponta Negra e encontrado por equipes da subsecretaria municipal de Ambiente.
 
O animal resgatado foi levado para a sede da subsecretaria, no Centro. Está sendo alimentado e será encaminhado nesta quarta-feira (11/07) para a Escola de Medicina e Veterinária, em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio, onde receberá o tratamento adequado até ser encaminhado de volta ao mar.
 
Segundo informações da subsecretaria, esses habitantes típicos de terras geladas são jovens e foram trazidos pelas correntes marítimas frias provenientes da Patagônia, na região sul da Argentina, ao buscarem alimentos. Eles teriam chegado ao litoral de Maricá, acrescenta a subsecretaria, após se perderem de um grupo da mesma espécie. A direção da corrente é comum nessa época. Os animais, ameaçados de extinção, começaram a aparecer na costa da cidade nas últimas três semanas. Os primeiros foram vistos nas praias de Barra de Maricá, Ponta Negra e Itaipuaçu.
 
A subsecretaria orienta os moradores a não retirar os animais do mar, porque há risco de contágio tanto para os pinguins quanto para o homem. Outro erro comum é resgatar o animal e colocá-lo em água gelada, acreditando que isso os deixará mais confortáveis. A orientação, nesses casos, é não retira-los do mar, e sim avisar à secretaria do Ambiente. Se estiverem em terra firme, o correto é aquecê-los com um pano seco, porque em geral eles estão estressados e sofrendo por hipotermia. Nos casos em que o animal estiver debilitado e sem condições de nadar, a população deve entrar em contato com a Subsecretaria de Ambiente (2637-8085).