Abertura da Expo Maricá reafirma potencial de desenvolvimento da cidade

O secretário Fabiano Filho ressaltou o cenário positivo para investimentos na cidade

A abertura da 8ª edição da Expo Maricá, realizada nesta quinta-feira (05/07) no campo do Esporte Clube Maricá, reafirma o potencial de desenvolvimento da cidade para atrair grandes empresas num momento em que o município recebe importantes investimentos, como o Porto de Jaconé, e sente os reflexos das obras de instalação do Comperj, que atrai grandes empreendimentos imobiliários e projetos na área turística.

Com apoio da prefeitura, o evento, que seguirá até o próximo domingo (08/07), foi aberto com o Fórum “Maricá, a cidade que eu quero!”, um espaço de debates sobre os projetos da indústria petrolífera e do pré-sal para a região com foco no desenvolvimento econômico e sustentável da cidade.

Dentre os palestrantes, o secretário municipal de Assuntos Federativos, Fabiano Filho, representando o prefeito Washington Quaquá, salientou o excelente momento pelo qual passa o município de Maricá. “Grandes investimentos estão vindo para cidade o que demonstra a confiabilidade em nosso potencial de crescimento. É uma nova realidade que permite melhorar a autoestima do morador da cidade”, declarou.

Ressaltando a importância desse espaço de debate, o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Pedro Cascom, apresentou o elevado crescimento populacional de Maricá, de 66% nos últimos dez anos, considerado um dos maiores do estado. “Esse momento é de extrema relevância para discutir o futuro que queremos e o destino dessa cidade que não será mais a aldeia de pescadores”, falou o secretário, acrescentando um aumento de 117% de investimentos na área da construção civil em três anos.

O secretário geral do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense (Conleste), Álvaro Adolfo, ressaltou a mudança do perfil de Maricá. “A cidade passa por um momento histórico. Deixou de lado o perfil agrícola e pesqueiro para ser um pólo de desenvolvimento. Hoje, Maricá planeja o seu crescimento com serviços públicos de qualidade e bem estar para todos”, frisou, o secretário parafraseando Guimarães Rosa ao encerrar seu discurso: “Viemos do nada e vamos para o tudo”.

Outra participante do fórum, Valéria Mendes, Gerente Regional de Governo da Caixa Econômica Federal, destacou a importância da parceria firmada entre a prefeitura e o agente financeiro. “A CEF prioriza a promoção social e projetos com foco no desenvolvimento sustentável”. Como exemplo, a gerente falou sobre a assinatura de contratação de 2.072 casas pelo Programa Minha Casa Minha Vida em Maricá, representando mais de R$ 130 milhões de investimentos.

O representante de relações institucionais da DTA Engenharia, Mauro Scazufca, falou sobre a implantação do complexo portuário dos Terminais Ponta Negra (TPN), em fase de licenciamento ambiental, que irá mudar o papel de Maricá no cenário nacional, com a integração da cidade às atividades do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). “Nosso objetivo é permitir que Maricá seja um aporte de geração de empregos. Serão gerados 13 mil empregos que contribuirão para o fomento da mão de obra e melhoria da qualidade de vida na cidade”. Mauro salientou ainda que o TPN é uma junção de diversas empresas especializadas na questão portuária prevendo porto, área de apoio offshore e tancagem de granéis líquidos.

Expo Maricá 2012

Organizador da feira desde 2004, o empresário Delfim Moreira explicou a importância do evento para o município. “Na primeira edição da feira, poucos acreditavam que poderíamos crescer. Essa é uma excelente oportunidade para apresentarmos para população o crescimento de nossa cidade. Agradeço a prefeitura pelo grande apoio oferecido”, destacou o organizador que pretende ainda esse ano realizar outra edição do evento, provavelmente em agosto.

No primeiro dia, um dos estandes mais movimentos da feira era o da Fazenda Volante. Durante os quatro dias da feira de negócios, quem tiver interesse poderá ter acesso a alguns serviços importantes da prefeitura como a emissão de guias, consulta e o andamento de processos, análise e viabilidade de empresas e obtenção informações gerais, da mesma forma como é feito nos dias normais por meio da Central de Atendimento na Prefeitura.  Ao todo, 20 profissionais da secretaria municipal de Fazenda estão envolvidos nesse atendimento de plantão durante todo funcionamento da Expo Maricá.

Na edição deste ano, a exposição conta com 53 estandes, incluindo uma praça de alimentação, distribuídos por quatro pavimentos numa área de 2.300m2. Os organizadores do evento aguardam um público de seis a oito mil visitantes.