Transpetro realiza apresentações do programa "Profissões do Futuro"

0
1003

Nos próximos dias 6 e 11 de julho, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Maricá apresentará, através da Transpetro  (subsidiária da Petrobras) palestras e projeções sobre o tema “Profissões do Futuro”. As palestras tem por objetivo orientar quanto ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na qualificação para trabalhadores nas áreas de offshore e construção civil. As palestras acontecerão nos seguintes locais: dia 06/07, das 9h às 12h, no CIEP Prof. Robson de Mendonça Lou (Inoã); das 14 às 17h, na E.E. Francisco Nascimento (Ponta Negra); e, no dia 11/07, das 9h às 12h, na Casa Digital (Centro), e, das 14h às 17h, na E.E. Elisiário Matta (Centro).

Vagas

As vagas estão sendo oferecidas apenas para alunos do Ensino Médio da rede pública de Maricá. Empreendimentos de grande porte como o lançamentos imobiliários, o Comperj e o  Pólo Naval de Jaconé, além das plataformas do pré-sal, estão abrindo um campo cada vez maior de possibilidades no mercado de trabalho. Para capacitar essa demanda, estão sendo oferecidos cursos de montador, eletricista, carpinteiro e pedreiro, entre outros.

Os cursos serão ministrados nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em Itaipuaçu, Inoã, São José de Imbassaí e Centro, e em outros locais, quando houver necessidade de maior espaço. O início das aulas está previsto para agosto, tão logo se formem as turmas de 25 alunos, em média. O subsecretário de Cooperativismo e Economia Solidária, Leonardo Amando, alerta para a importância da qualificação: "Temos uma demanda que cresce em progressão geométrica em razão da oferta do mercado, e essa mão de obra precisa estar qualificada para as profissões do futuro, que já estão presentes em nossa região", disse.