Fórum de Saúde Mental vai discutir políticas públicas do setor

0
759

O II Fórum Municipal de Saúde Mental acontece no próximo dia 13 de julho, às 17h, na 1ª Igreja Batista de Maricá, no Centro, em frente aos Correios. Criado pela Secretaria de Saúde através do Programa de Saúde Mental, o fórum tem como objetivo agregar os diversos atores do setor para discutir as políticas públicas sobre o tema. Trata-se de um dispositivo permanente, de onde são concluídas ideias, reflexões, diretrizes e caminhos a serem percorridos no sentido de ampliar a Rede de Saúde Mental em nosso município.  

“As políticas públicas em saúde mental, hoje em dia, vêm sendo implantadas dentro de uma perspectiva intersetorial e multidisciplinar, já que extrapolam a área da saúde e, por isso, devem ser focadas junto com a área social, política e educacional, entre outras”, ressalta Alan Christi, coordenador de Saúde Mental de Maricá.

Christi destaca a necessária participação de diversas áreas governamentais – incluindo os três poderes – ONGs, instituições do terceiro setor, grupos políticos, ideológicos, religiosos, científicos e da sociedade em geral. “É muito importante o engajamento de todos nas questões que envolvem a saúde mental em nosso meio”, diz.  

Além de promover o fórum, o Programa de Saúde Mental de Maricá mantém ainda uma rede bem estruturada de serviços para atender cada vez melhor os pacientes portadores de transtorno ou sofrimento psíquico. Veja abaixo:

 

CAPS Psiquiatra Leila Maria Barbosa – trata e acolhe pacientes adultos com transtornos mentais graves em sistemaambulatorial, por intermédio de terapêuticas diversas, individuais e em grupo. Em parceria com aSubsecretaria de Prevenção à Dependência Química, o Centro de Atenção Psicossocial(CAPS) possui um núcleo especial para suporte a pacientes dependentes químicos,ns Rua Clímaco Pereira 241, no Centro. De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.Tel.: 2637-6830.

 

Ambulatório de Saúde Mental – Serviçosde psiquiatria e psicologia para todas as idades. O atendimento geral é feito noprédio anexo ao hospital. De segunda a sábado, das 8h às 17h. Tel.: 3731-2139.

Núcleo Itaipuaçu I – PSF Barroco

Núcleo Itaipuaçu II – PSF Jardim Atlântico

Núcleo São José – Posto de Saúde de São José

 

Projeto de Desinstitucionalização – Uma equipe multidisciplinar acompanha pacientes de Maricá internados em Hospitais Psiquiátricos pelo Estado do Rio de Janeiro. Promovem assim a construção de projetos terapêuticos para esses indivíduos, visando reduzir o tempo de internação, promover a manutenção dos laços sociais e familiares e o possível retorno ao convívio sócio-familiar no território de origem.

 

Enfermaria de Estabilização em Saúde Mental – A Enfermaria Nise da Silveira é um projeto piloto em fase de implantação e que irá funcionar na Emergência do Hospital Municipal de Maricá a fim de dar suporte clínico de urgência/emergência especializado aos pacientes em crise/surto, e também a pacientes dependentes químicos em articulação com o atendimento padrão do hospital. A equipe de atuação é multidisciplinar.

 

Saúde Mental nas Escolas – Projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação para oferecer suporte às escolas frente à crescente demanda de saúde mental no meio escolar, assessorando as avaliações técnicas junto à equipe de educação no sentido de encaminhar às Salas de Recurso.