Treinamento do curso de Edificações premiará projeto sustentável

0
1520
Alunos do 4º ano do curso de Edificações que estão recebendo treinamento.

Com foco na qualificação profissional, os 36 alunos do 4º e último ano do curso Técnico em Edificações, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Maricá em parceria com o Senai, participam esta semana do "Treinamento de Tecnologia Sustentável de Baixo Custo" – uma série de aulas com o especialista Edison Urbano focada nos materiais e técnicas ecológicas disponíveis na área da construção civil. O objetivo da iniciativa é estimular a criação de projetos sustentáveis entre os participantes e premiar as melhores ideias. O treinamento é fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Ambiente, Educação e a Fundação Alphaville – braço social do Grupo Alphaville, que investe na área de construção civil na cidade.

Segundo a coordenadora de sustentabilidade da fundação, Débora Silva, o treinamento é dividido entre as partes teórica e prática e terá duração de quatro dias. Após o treinamento, os alunos serão divididos em seis grupos e motivados a desenvolver um modelo de minicisterna com captação de água da chuva, no prazo de 30 dias. “O desafio é identificar um local apropriado para a instalação da cisterna e construir o equipamento que será avaliado por uma banca julgadora formada por arquitetos, biólogos e engenheiros profissionais”, informou Débora durante o primeiro encontro com os alunos, realizado na manhã desta terça-feira (12.06). O melhor trabalho será revelado no dia 13 de julho e os criadores ganharão um medidor de distância digital a laser que serve, dentre outras funções, para medir com precisão a distância e o comprimento de objetos. Todos os participantes ganharão certificados de participação, camisas e um kit contendo o material básico para profissionais da área de construção civil.

O secretário municipal de Ambiente e Urbanismo, Celso Cabral, acompanhou a primeira aula e destacou a importância de cursos que invistam na qualificação da mão de obra local. “Uma das carências de Maricá era não oferecer qualificação profissional de qualidade, principalmente aos jovens. E isso criava uma insegurança para empresas que querem investir na cidade. Hoje, a prefeitura investe na profissionalização de seus jovens para garantir o acesso deles ao mercado de trabalho e também para atender às exigências dos empresários e investidores”.

O treinamento

O Treinamento de Tecnologia Sustentável de Baixo Custo é comandado pelo técnico agrícola e eletrônico Edison Urbano, que durante sete anos atuou como monitor da ONG Sociedade do Sol ligada a USP. Atualmente, Edison se dedica ao projeto “Sempre Sustentável” – http://www.sempresustentavel.com.br/index.html – que tem como foco o desenvolvimento de projetos experimentais de baixo custo.

“Passei por dificuldades financeiras e tive que buscar alternativas que evitassem o gasto desnecessário com ações que eu poderia readaptar”, declarou o professor. Sobre o curso em Maricá, o professor foi enfático ao afirmar o quanto as aulas podem colaborar para o futuro profissional dos alunos. “Estou muito satisfeito com a dedicação e profissionalismo dessa turma que possui um comportamento altamente diferenciado. Eles absorvem rápido. Tenho certeza de que sairão excelentes profissionais dessa sala de aula”, afirmou o professor.

Um dos alunos do curso de Edificações, Jorge Jofilis, de 18 anos, está entusiasmado com o treinamento. “Hoje estou aprendendo diversas técnicas de sustentabilidade, principalmente na forma de aproveitamento da água por meio de bomba de PVC e de um reservatório de tambor. São ideias simples que nos permitem ampliar o aprendizado”, destacou o aluno que já se considera altamente capacitado para o mercado de trabalho. “No fim do ano, iremos concluir o nosso curso, mas já me sinto muito qualificado para atuar na área da construção civil”, declarou.

Outra participante, Joice Azeredo da Silva também tem 18 anos, é filha de um pedreiro e declarou que o curso técnico de Edificações foi a grande oportunidade profissional da vida dela. “Ia fazer o curso de formação de professores. Mas fui selecionada para o curso de Edificações e não pensei duas vezes. Decidi me dedicar de corpo e alma e estou tão entusiasmada que agora a minha meta é no próximo ano começar a fazer Engenharia”, declarou.