Educação Ambiental é tema de palestra no CAIC Elomir Silva

Professores de Ciências e Projeto de Meio Ambiente e orientadores educacionais de diversas escolas da rede municipal acompanharam nessa quarta-feira (6/6), no CAIC Elomir Silva, em São José do Imbassaí, a palestra do biólogo Marcus Antonio Lacerda, que mostrou exemplos de ações e procedimentos ambientais nas unidades de ensino do município, como forma de conscientização para uma mudança efetiva de atitude nesse campo. “O encontro, promovido pela prefeitura por intermédio da secretaria de Educação, teve como objetivo enfatizar a importância dos temas ambientais no currículo escolar e contribuir para a formação dos professores da área”, explica a coordenadora do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Médio de Maricá, Stella Aguiar Maia.

Os 25 profissionais presentes ao encontro, inclusive professores do 5º ano do Ensino Fundamental, realizado no laboratório do CAIC, tiveram a oportunidade de ter contato com a metodologia a ser utilizada no Laboratório Móvel de Ciências, iniciativa da secretaria de Educação. O projeto, coordenado pelo professor e biólogo Marcus Lacerda, vai levar às unidades da rede, utilizando uma Kombi, um acervo constituído de terrário, microscópio, mapas, material biológico, conchas e rochas, a fim de estimular o interesse pelas ciências da natureza. “Embora o cronograma ainda não esteja finalizado, logo, logo, vamos visitar as escolas. Aqui foi apenas uma espécie de plataforma para lançarmos o projeto”, disse Lacerda.