Concurso de projetos sustentáveis em construção civil motiva estudantes de curso técnico

0
913
No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Ambiente e Urbanismo anunciou uma importante ação que integra a qualificação profissional de jovens e o desenvolvimento de soluções sustentáveis na área da construção civil.
 
Alunos do 4º ano do curso Técnico em Edificações, oferecido gratuitamente pela Prefeitura em parceria com o Senai, vão participar de um treinamento na próxima semana (entre os dias 12 e 15 de junho) com o engenheiro agrônomo, professor da USP e especialista em projetos experimentais sustentáveis no campo e nas cidades, Edison Urbano.

 
A iniciativa conta com o apoio da secretaria de Educação e as aulas especiais terão como tema central o emprego de materiais ecológicos em construções e o desenvolvimento de projetos de baixo custo. Serão mostradas, por exemplo, versões simples e eficientes de tecnologias limpas, como a captação de água da chuva e aquecimento com luz solar.
 
A partir desse treinamento, os estudantes serão motivados a desenvolver um modelo de minicisterna com captação de água da chuva. Eles terão cerca de um mês para escolher materiais adequados à proposta ambiental e econômica, identificar um local apropriado para a instalação da cisterna e construir o equipamento.
 
Os trabalhos serão avaliados por uma banca formada por engenheiros, biólogos e arquitetos, entre outros profissionais, e o melhor deles será premiado durante um evento na Praça Orlando de Barros Pimentel, no dia 13 de julho. O projeto está sendo apoiado pela Fundação Alphaville, que também fará a premiação dos vencedores do concurso.