Maricá se torna a sede nacional do Tiro com Arco

Maricá se torna sede da Confederação de Tiro com Arco. Fernando Silva.

Confederação nacional se transfere de Brasília para Maricá; instalações serão ampliadas e modernizadas

Mais uma grande conquista para a cidade de Maricá. A partir de hoje (01/06), toda a sede administrativa da Confederação  Brasileira de Tiro com Arco passa a funcionar no município, nas instalações do CBTARCO, em Itapeba. O objetivo é aproximar a gestão da entidade com o Centro Olímpico Brasileiro (COB) e de fortalecer ainda mais o esporte. Antes da transferência, a sede funcionava em Brasília (DF). A sede em Maricá está localizada numa área de 27 mil m2 doada pela prefeitura da cidade.

O presidente da Confederação, Vicente Fernando Blumenscein, considera a mudança para Maricá estratégica, principalmente para buscar a popularização do esporte no país. Há oito anos no cargo, Vicente antecipou algumas mudanças previstas na entidade com foco nos Jogos Olímpicos de 2016. O presidente acrescentou que a sede em Maricá passará por obras de ampliação e modernização até 2016.

Dentre as melhorias, está prevista a construção de um departamento médico, de uma sala de fisioterapia e uma piscina, refeitório, além de um novo espaço para alojamento de atletas. “Esse é o momento de investirmos no Tiro com Arco. Nossa meta é criar o interesse na criança para participar desse esporte, principalmente, por meio de jogos escolares, o que permitirá a formação de futuros atletas olímpicos. E, por isso, considero o projeto de núcleo de base, desenvolvido pela prefeitura de Maricá, como o melhor caminho de captação de talentos”, frisou Vicente, referindo-se à parceria inédita entre o Ministério do Esporte e uma cidade brasileira para ensinar esse esporte a jovens de escolas públicas.

A Técnica de Modalidades do Ministério dos Esportes, Maria das Graças Spirandeli, também destacou a importância da transferência da sede para Maricá. “Hoje, Maricá é a casa do Tiro com Arco no Brasil. É um ganho para a cidade, para confederação e para o esporte”, declarou.

Tiro com Arco nas escolas

Numa parceria entre o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Tiro com Arco, a prefeitura oferece desde março deste ano aulas de tiro com arco em quatro escolas da rede municipal (Joana Benedicta Rangel, no Centro; Amanda Penna, no Bananal; Darcy Ribeiro, em Inoã; e Caic Elomir Silva, em São José de Imbassaí). A iniciativa visa descobrir novos talentos e formar uma nova geração de arqueiros profissionais aptas, inclusive, para tentar disputar os jogos olímpicos do Rio em 2016.

Hoje, mais de 400 alunos entre 12 e 17 anos estão participando das aulas. Aqueles que mais se destacarem e tiverem o perfil para o esporte serão encaminhados para treinar na sede da confederação em Maricá, no bairro de Itapeba.

Para o secretário municipal de Esportes, Leonardo Mozer, esse projeto coloca Maricá na vanguarda do esporte nacional. “Além de termos sido o primeiro município do país a implantar o núcleo de base nas escolas, fomos a primeira cidade a adquirir material esportivo importado da Itália, uma exigência do esporte, que necessita equipamentos que não são produzidos no Brasil", declarou.